segunda-feira, 12 de dezembro de 2016


                               ASSIM CHEGAREMOS NAS RESPOSTAS.....



                                 Resultado de imagem para metodo globalizado frases


MÉTODO GLOBALIZADO  é  a quebra das disciplinas engessadas que os professores e as instituições insistem em ministrar. É olhar  para o aluno e deixar ele dizer o que o inquieta  e apoia-lo na busca das respostas para a sua inquietação;  deixar o aluno direcionar-se na  sua aprendizagem.

Os conteúdos estão presentes nas descobertas dos alunos, mas não são o objeto do estudo  bem como o fazemos , mas são o caminho para a resolução do seu questionamento. 

Acredito que deixamos de ensinar muito ao aluno e deixamos de aprender quando ministramos conteúdos e conteúdos  dando-os valores demasiados.


Penso que para haver  a mudança de método é preciso estar  preparado para pensar , agir, interagir mais; pois o  processo não está com o caminho traçado, onde sabemos exatamente onde pisar, as curvas que teremos, como acontece nos nossos conteúdos. É  impreciso e abrangente, onde teremos que dominar e aprender  muitas outras coisas  que não se  aprende quando se sabe o caminho.

Os conteúdos disciplinares são imprescindíveis, mas não são a base para decidir a sequência didática em sala de aula.
                                 Resultado de imagem para ppp escolar
            Todos profissionais da área já ouviram falar no PPP da escola, mas poucos sabem do que realmente se trata.

            O PPP é o registro de ideias e metodologias de ensino a serem implantadas na escola e que foram debatidas em conjunto com toda equipe diretiva, professores, alunos e comunidade. Ele é o planejamento  de onde queremos chegar, como queremos, para quê queremos,  de onde partimos e se isso satisfaz nossa clientela.

         Com ele temos uma visão de futuro, uma perspectiva de desafio dos limites,  umafronte do real, e um leque de possibilidades para levar aos nossos alunos além dos conhecimentos, um  reforço do humano, do caráter político, crítico, participativo e  integrado com o meio escolar e o social.

          O marinheiro tem sua bússola como guia, e a escola tem o PPP.

sábado, 10 de dezembro de 2016

CURRÍCULO





Resultado de imagem para curriculo escolar



                O  currículo é um norteador de conteúdos programáticos que devem ser seguidos pela escola. Um problema do currículo é a sua desatualização perante as mudanças no ensino, onde não estão inclusos temas contendo civismo, moral, valores que contribuem para a melhora do homem como um todo e seu meio.  Com esse modelo, não temos a liberdade de pensamento, de expressão do ser humano , a falta de democracia e da ausência de uma escola melhor.
    
              Outro problema do currículo é o modo como ele é formulado, não havendo a participação de todo contexto escolar, professores, alunos e comunidade, não tendo a observância de todos os ângulos relacionados aos problemas.

       O currículo que  atual é dito arcaico, contendo ideologias  inadequadas, relacionadas ao século XVII,  centrado em disciplinas tradicionais, engavetadas e explicadas e entendidas separadamente uma da outra; não havendo e nem deixando a possibilidade de um ensino interdisciplinar.

         Temos que desconstruir esse modelo  autoritário  existente e pouco funcional.

                                                      MUSEU : MEMÓRIA EM PEDAÇOS



                                         
                                       Resultado de imagem para museu domingos battistel


                                                                                 MUSEU DOMINGOS BATTISTEL  Nova Prata 

             O museu também é um espaço de memórias e aprendizagens divididas em partes como um quebra cabeça, que quando juntadas são repletas de conhecimentos e sentimentos; que despertam no aluno a curiosidade e o encantamento. Seus olhos brilham ao ver como as coisas são diferentes do  que estão acostumados de ver, ter e vestir agora.
             
            Os alunos contemplam e constroem histórias que de  tanto trocar ideias com os colegas se aproximam muito da realidade. 
              
             Ideias, que observadas em todo contexto nunca podem ser silenciadas.
            


sábado, 3 de dezembro de 2016


                                       ENSINO ARCAICO x  MUDANÇAS



                  Resultado de imagem para ENSINO ARCAICO



O modelo educacional que praticamos está longe de ser o ideal tanto para professores, quanto para os alunos.  Temos exemplos de pedagogos e escolas em diferentes países com metodologias inovadoras e estimulantes,  para professores e  alunos, mas que ainda criam muita resistência para sua implementação. Parece que os alunos estão mais preparados e querendo uma mudança do que os professores, onde estes terão que reavaliar-se e readaptar-se á uma nova forma de trabalho menos burocrática e conteudista.

 Com a retirada dos conteúdos padronizados, abre-se margem para a reflexão,  a discussão da realidade, a construção do civismo, da moral , da ética ,do espírito crítico, da formação de opinião e a tomada de decisão. Foca-se mais no humano, no caráter e na identidade a ser construída, do que no conteúdo a ser desenvolvido; pois agora temos tempo dedicado para isso
.
Conteúdo excessivo, com obrigações e resultados exigidos, não levam ao conhecimento, temos que ensinar o aluno a construir conhecimentos.
   


quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

 
                                                              TANGRAM


Resultado de imagem para historia do TANGRAM    

                                                                     Resultado de imagem para historia do TANGRAM




            Tangram é um antigo jogo chinês, que consiste na formação de figuras e desenhos por meio de 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo). Não se sabe exatamente quando o jogo surgiu, embora exista uma lenda sobre tal criação. Segundo a mesma, um imperador chinês quebrou um espelho, e ao tentar juntar os pedaços e remontá-lo, percebeu que poderia construir muitas formas com seus cacos.

            De qualquer forma, o tangram é jogado há séculos em todo o Oriente. De lá, o quebra-cabeça chinês se espalhou por toda a Ásia, Europa e Estados Unidos, tendo sido, inclusive, fonte de inspiração para a criação de muitos outros tipos de brinquedos.

             O tangram não exige grandes habilidades dos jogadores; basta ter criatividade, paciência e tempo. Durante o jogo, todas as peças devem ser utilizadas; além disso, não é permitido sobrepor nenhuma peça. O tangram pode ser utilizado em aulas de matemática, uma vez que o mesmo estimula os alunos a desenvolverem a criatividade e o raciocínio lógico, habilidades essenciais no estudo da disciplina.


Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/curiosidades/tangram.htm


   

                                                                 O MAMOEIRO
 
                                                                                               (   TARSILA DO AMARAL)



                                       Resultado de imagem para tarsila do amaral o mamoeiro

                                                                             


              Todo trabalho com as crianças deve ser feito partindo do conhecimento que ela própria desenvolveu, sempre dando muita importância para esse conhecimento, pois podemos anular a curiosidade  da criança e suas descobertas; interrompendo um ciclo de aprimorar o conhecimento. Essas descobertas acontecem desde pequenas e vão se relacionando cada vez mais com as atividades de sua prática do dia a dia.


          
            O ato exploratório de materiais é base para a construção de qualquer   conhecimento posterior, e nessa exploração que percebemos as qualidades  de cada criança, suas habilidades  e seus os interesses, dando-nos a chance de trabalhar com auxiliares  e não apenas meros alunos; o que torna a aula dinâmica e interativa.

     
             A observação do mundo que a cerca contribui muito para a aquisição e ampliação dos conhecimentos da criança, depois da elaboração, podemos analisar, classificar, comparar e chegar à novas descobertas. Basta prestar atenção no mundo que nos cerca, pois ele está cheio de conhecimentos  para explorarmos.


terça-feira, 29 de novembro de 2016




 DIVISÃO E MULTIPLICAÇÃO


                           Resultado de imagem para SINAIS MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO


                O método tradicional  que é utilizado para ensinar adição e subtração é  também utilizado para explicar a divisão e multiplicação,  tidas mais complexas, onde as crianças repetem bem o procedimento que aprenderam, mas na realidade não compreendem o conceito, pois não assimilaram a operação realizada com a visualização real.  Para desmistificar essa complexidade, e tornar as operações mais acessíveis, podemos nos utilizar de tudo o que está ao nosso redor  para transformar situações do cotidiano em possibilidades de construção de conhecimento; facilitando o  aprendizado do aluno, pois este percebe com maior clareza as propriedades ,do que com o ensino sistemático e repetitivo.

           Com a utilização dos materiais que estão disponíveis no meio, há a compreensão do que está sendo pedido, pois existe a visualização do problema concretamente, para depois sistematizar o processo e solucioná-lo.


                Para  essa busca da solução do problema , as crianças brincam e encontram diferentes formas para poder concluir o raciocínio, analisando logicamente a resposta, e ver se ela é satisfatória ou não. O  caminho para o resultado é um grandioso aprendizado.

segunda-feira, 28 de novembro de 2016



                                FOTOGRAFIAS



                                                    Resultado de imagem para maquina fotografica





          Nos momentos importantes e especiais da nossa vida, sejam eles marcados por alegrias ou tristezas, temos um recurso indispensável para rememora-los : nossa memória; mas quando essas lembranças nos parecem distantes temos outro dispositivo de apoio que nunca falha. A fotografia

           A fotografia é o testemunho da realidade, de que algo em um determinado espaço e tempo aconteceu, é a certeza da evolução temporal; pena que esses registros estão ficando banalizados pela facilidade do manuseio tecnológico, perdendo a essência da fotografia, e por vezes a imagem em si; pois, os métodos de armazenagem não são mais os mesmos e menos válidos. É fácil perde-las e com isso, perde-se a memória e a história; a magia e o encanto.

           A fotografia é um método de imortalizar momentos, sensações, emoções e cores. Um momento merecido de ser guardado pela eternidade e que merece um preparo e um material adequado, um fotógrafo sensível e inserido nas emoções que o momento exige. Para isso se faz necessário abandonar as fotos instantâneas e banais, sem essência e sentimentos, que até mesmo o tempo apaga da memória, tanto digital quanto humana.





domingo, 20 de novembro de 2016




OBSERVANDO SUAS MUDANÇAS


Resultado de imagem para OBSERVAÇÃO




                Em toda nossa experiência de vivência com o desconhecido, as pessoas chegam apreensivas, com conhecimentos e expectativas pré-estabelecidas. Para todos momentos criamos tais expectativas e relutamos quando estas  não são correspondidas, ou são correspondidas de outra forma, que não a esperada, pois a mudança e o diferente nos desacomoda e desestabiliza.

              Mas há uma força maior que converge para essa mudança, força essa chamada de curiosidade nata no ser humano, que te faz  querer experimentar o diferente.  Com o despertar da curiosidade abrimos as portas para as novas informações e conhecimentos, o que nos faz reformular nossas expectativas.  Expectativas essas diferentes e  agora vistas de um novo ângulo, mais amplo que o anterior, com outros e novos questionamentos; pois mudamos, aprendemos e reformulamos ideias e conceitos.

            Sendo assim, estamos sempre propensos a mudar, pois a evolução  do ser humano junto com o seu meio nos proporciona isso.

             A vida é um aprendizado constante e incessante. Basta observá-la





                                                             A CRIAÇÃO


                                       Resultado de imagem para invenção


O mundo foi criado com todas as coisas que era preciso para o homem sobreviver, mas como este foi evoluindo viu-se a  necessidade da evolução também das coisas que o cercavam.

A evolução natural da vida acontece cumprindo seu ciclo, por si mesma, e a evolução  material não acontece assim, pois para haver uma   mudança ou aprimoramento precisa, antes de tudo, que estes sejam criados.  Para haver a criação de algo novo, precisa-se ter pensado sobre ele, sua utilidade, como fazer, de que material, tamanho.... Então , para  ter uma invenção é preciso ter antes uma necessidade/ curiosidade de aperfeiçoamento  e a partir desta, se inicia o processo do pensamento, para elaborar o objeto.

Essa curiosidade e necessidade de melhoria das coisas que nos rodeiam fazem parte do ser humano,  e para iniciar o processo de criação é só ter o instinto instigado.


Se você não cria, você só copia!

quinta-feira, 17 de novembro de 2016


                                 
                               

                      Se você não cria, você só copia!


                                  Imagem relacionada



O mundo foi criado com todas as coisas que era preciso para o homem sobreviver, mas como este foi evoluindo viu-se a  necessidade da evolução também das coisas que o cercavam.

A evolução natural da vida acontece cumprindo seu ciclo, por si mesma, e a evolução  material não acontece assim, pois para haver uma   mudança ou aprimoramento precisa, antes de tudo, que estes sejam criados.  Para haver a criação de algo novo, precisa-se ter pensado sobre ele, sua utilidade, como fazer, de que material, tamanho.... Então , para  ter uma invenção é preciso ter antes uma necessidade/ curiosidade de aperfeiçoamento  e a partir desta, se inicia o processo do pensamento, para elaborar o objeto.

Essa curiosidade e necessidade de melhoria das coisas que nos rodeiam fazem parte do ser humano,  e para iniciar o processo de criação é só ter o instinto instigado.





   

terça-feira, 15 de novembro de 2016




          NATUREZA LENTA   X   CONSUMO DESENFREADO 


          Resultado de imagem para indios sem terra



É  a natureza que dita  o ritmo da humanidade, dela sempre se tirou e ainda se tira o provimento  e sustentação de todos que a cercam. Para isso, devemos saber respeitar seu ritmo de produção e reposição  dos materiais que extraímos dela. Mas aos olhos de muitos, esse ter em abundância e sem respeito com o  que é de todos, colocou a natureza em situações desfavoráveis; pois  o consumo ficou muito maior e ganancioso,  além da produção.
Quando percebeu-se o caos implantado tentou-se desesperadamente a implantação de políticas sustentáveis para frear o que não seria mais como antes, e que de repente  não tinha salvação.
Com esse caos teve-se a retirada de povos de seu meio e com eles a readaptação forçada ao novo mundo, fazendo-os deixar de lado seus costumes e cultura, obrigando-os a inserirem-se nesta sociedade desonesta e moderna.  A modernidade e  as condições que esta impõe para a população  proporciona   ainda mais um descontrole com a preservação do meio ambiente.
O meio ambiente luta para continuar oferecendo  as condições de sobrevivência para todos, mas como vemos, o descaso humano muito maior . 
                                           CIÊNCIAS DA  NATUREZA E O MUNDO


                         Resultado de imagem para CIENCIAS DA NATUREZA E O MUNDO

                                         CADA UM COM SUA VISÃO  DE NATUREZA  E  MUNDO!


A criança é curiosa por natureza, e tudo quer uma explicação,  sente necessidade  de explicar o mundo para si mesmo, ciências é o mundo e o entendimento dele, então se utilizarmos tal necessidade  à nosso favor, teríamos o interesse da criança pela sua necessidade juntamente com a construção desse conhecimento. Para explicarem suas necessidades as crianças partem de seus conhecimentos e fazem comparações  até poder explicar o que desejam.

Tomando-se a necessidade da criança e seu desejo de explorar o que ainda não conhecem, podemos integrar conteúdos a partir de sua curiosidade,  onde uma curiosidade leva a outra, sendo inevitável escapar da realidade da criança. Seu meio de convívio é o meio da dúvida, e é dele que devemos chegar aos conceitos e definições. Tais explicações surgem da observação, exploração, experimentação,  desenho, anotação, relato  até chegar nos resultados; resultado estes que são inesperados quando  deixamos aberto o espaço para esclarecer ,tirar dúvidas  e ouvir todos os comentários.


Resultados inesperados proporcionam ao aluno  a formação de um pensamento crítico  em ciências,  o que resulta na saída do ensino básico. Também ensinando que resultados errados são uma forma de aprendizagem e que experimentar é errar.

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

                                                          IDENTIDADES


                           Resultado de imagem para ROQUEIROS


            Está contemplada na Lei de Diretrizes e Bases Nacionais- LDB/96 a garantida do sujeito aprender, construir e reconstruir sua identidade  mediante diferentes transformações,  no meio  em que vive.
            Entende-se que a identidade é um processo que se forma  com a convivência com outros indivíduos e a sociedade , de modo incessante.  Ela muda conforme o poder do pensamento individual e conforme as influências dos grupos com os quais convive.

            As mudanças  na formação da identidade ocorrem na observância  das diferenças e semelhanças entre os outros e os meios. 

segunda-feira, 7 de novembro de 2016


                                                          MATERIAL DOURADO



                              Resultado de imagem para material dourado                   


             O “Material Dourado” foi criado por Maria Montessori (1870-1952), uma mulher da Itália .Quando encarregada da educação de crianças com deficiências, verificou que elas aprendiam mais pela ação do que pelo pensamento. Desenvolveu, então, um método e material apropriado de ensino. Sua experiência foi muito bem-sucedida e Montessori concluiu que método semelhante poderia ter êxito com crianças normais.
        
               O Material Dourado Montessori destina-se a atividades que auxiliam o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal-posicional e dos métodos para efetuar as operações fundamentais.
No ensino tradicional, as crianças acabam "dominando" os algoritmos a partir de treinos cansativos, mas sem conseguirem compreender o que fazem. O material dourado acaba contribuindo para um aprendizado mais eficaz onde a situação muda: as relações numéricas abstratas passam a ter uma imagem concreta, facilitando a compreensão. Obtém-se, então, além da compreensão dos algoritmos, um notável desenvolvimento do raciocínio e um aprendizado bem mais agradável. ( http://www.sbpcnet.org.br/livro/oriximina/resumos/134.htm )

             O Material Dourado além de muito funcional é também imortal, pois desde que foi criado, continua beneficiando alunos e professores com sua metodologia. A maioria aprende ou aprimora seu aprendizado  com este material; muitas gerações aprenderam e referem-se à ele quando perguntados   de que maneira aprenderam as principais operações matemáticas.  Não é novidade no campo da educação e brinquedos, mas funciona como se fosse de última geração!

                
         





                                                 ADIÇÃO              E            SUBTRAÇÃO

                 
                                     Resultado de imagem para SINAIS MATEMATICOS

         A adição e a subtração são operações matemáticas  necessárias para a vida de todas as pessoas no seu dia a dia. Muitos acreditam que elas são aprendidas  somente na escola, o que é um engano, pois muitas crianças chegam à mesma, com noções de adicionar e subtrair coisas. Elas aprendem essas operações no seu cotidiano, durante as brincadeiras mudando somente a nomenclatura, o fato de reaprender essas operações na escola, aprimora um conhecimento já adquirido.

       Toda  criança chega à escola com uma bagagem que vem acumulando durante os anos de sua vivência, em se tratando de primeiras operações essas vivências tem que ser observadas e exploradas, tornando-as  acessíveis à outros alunos.

       O professor questionador e observador  aproveita tal conhecimento  para iniciar sua aula de forma lúdica e acolhedora de todas as  ideias, corretas ou não, pois de um erro, também faz-se o certo depois.

   Iniciando uma conversação com os alunos deixando eles falarem das suas brincadeiras, experiências  e como estipulam critérios para selecionar, classificar comparar, somar e diminuir é o ponto de partida para iniciar um conteúdo, evidenciando  os conhecimentos prévios do aluno e reformulando as novas conquistas; que serão fundamentais para toda a vida.
        


                    MEMÓRIA = POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM

                          Resultado de imagem para aprendizagem
 

              PARA A APRENDIZAGEM DE FATO ACONTECER TEMOS QUE DISPOR DE TODO UM PROCESSO QUE A ANTECEDE. A PARTIR DO PROCESSO, CHEGAREMOS NA VALIDAÇÃO DA APRENDIZAGEM E O ARQUIVAMENTO DESSE CONCEITO EM NOSSA MEMÓRIA.

            NOSSA MEMÓRIA  É UM GRANDE DISPOSITIVO CARREGADO DE INFORMAÇÕES PRONTAS A FLUÍREM  A QUALQUER MOMENTO. NA APRENDIZAGEM ESSE PROCESSO DE SE REMETER AO PASSADO É FUNDAMENTAL PARA A APRENDIZAGEM DA CRIANÇA, POIS SEMPRE QUE INCITADO APARECERÁ  UMA LEMBRANÇA, ELA DESPERTARÁ.

        O DESPERTAR DA MEMÓRIA  PODE SE DAR POR PURA CURIOSIDADE, OU LEMBRANÇAS CULTURAIS E SOCIAIS,  VIVÊNCIAS E DESEJOS, PENSAMENTOS E DESCONFORTO, ENTRE OUTROS, MAS TODAS CONVERGEM ÁS RELAÇÕES  QUE SÃO ESTABELECIDAS   EM UM DETERMINADO TEMPO E RESSOCIALIZADAS  PARA UM NOVO DESABROCHAR .

     COM O DESABROCHAR DA MEMÓRIA NA SALA DE AULA, POR EXEMPLO,  TEMOS VÁRIAS NOVAS IDEIAS, NOVAS NOÇÕES QUE DEVEM SER CONSTRUÍDAS COM AS CRIANÇAS, VALORIZANDO CADA  VIVÊNCIA INDIVIDUAL; POSSIBILITANDO O RECONSTRUIR  DE UMA IDEIA JÁ PENSADA, OU CONCEITUADA.

sábado, 29 de outubro de 2016

                       


                              MEMÓRIA         

                                                               UMA CAIXINHA DE SURPRESAS


                                       Resultado de imagem para caixa de surpresa
                                       
                                 
     Nossa memória é uma forte aliada para nossa vivência, pois a partir dela tomamos determinadas atitudes e também , deixamos de tomá-las; dependendo do que desencadeia em nossa memória tal relação, que nos remete a associar o que fizemos e o que devemos fazer, fazendo - nos tomar a decisão certa.

     A memória está repleta de acontecimentos do passado e mitas vezes adormecidos, mas que vem à tona  quando " cutucados". Quando nada nos vem à tona, quer dizer que não ficou nada guardado, justamente porque  não fez jus ao grau de acontecimentos importantes para serem guardados. Aconteceu, mas foi desmerecido ser lembrado.

     Cada vez mais nos surpreendemos com  as lembranças que aparecem de nossa caixinha de surpresas.








     

                          Desassossegos

                                                                                                     João Chagas Leite


Meus desassossegos sentam na varanda

pra matear saudade nesta solidão

cada por de soldói feito uma brasa

queimando lembranças no meu coração. 

[...]



     Meus desassossegos não ficam só na varanda, como o de João Chagas Leite, pois atualmente  estou sempre desassossegada, aprendendo a buscar informações permanentemente.

       Desassossegos não correspondem à conformidade de ideias, pois  todas as verdades são provisórias até que se prove o contrário. Verdades existem temporariamente até que são revistas e reestudadas por  outros, não existindo assim, explicações definitivas. O que existe são verdades provisórias que estão sempre sujeitas à transformações.

     O parágrafo acima se estende por toda esfera de vida da pessoa e á estudos dedicados à ciências e à história por exemplo, onde vimos que não existe verdades exatas, todas são contidas de fatos históricos sociais e culturais, vividos na época e que influenciaram nas situações descritas, podendo mudar o contexto se analisada por diferentes ângulos e diferentes espaços históricos.

     Na ciências acontece o mesmo, pois tudo é verdadeiro e consistente até que outro estudo aponta para uma nova direção, e então, o que era não é mais, mudando conceitos verdadeiros por anos.

     Logo entende-se que tudo é provisório, nada é concreto, pois tudo está sempre a mercê de ser analisado diferentemente, dando margem  para a construção de novas mudanças e conceitos.


sexta-feira, 28 de outubro de 2016

                    " APRENDENDO E ENSINANDO  SOBRE O PASSADO"


                      Resultado de imagem para PASSADO
 


     Ao ler o texto, confesso que me remeti às interdisciplinas do semestre passado, onde tudo se interligava com contos e poesias, jogos e brincadeiras, conteúdo e ludicidade.  Em mais um momento aparece outra interdisciplina contemplando a ludicidade, a forma de introduzir e participar da aula,e o momento de  criar situações para as crianças refletirem, criarem, pensarem e, com isso,  reproduzirem o conhecimento de variadas formas.

    Novamente abre-se espaço à bagagem cultural que a criança carrega consigo e às evoluções que vão se criando com as novas descobertas, aprimorando as também,  novas aprendizagens.

     Refletindo sobre como o passado é trazido para a sala de aula, um método eficaz e que nos remete às nossas vivências e memórias é a utilização de fotos, primeiramente  dos  alunos , e depois as mais diversas para eles sequenciarem e ordenarem, fazendo os alunos situarem- se no tempo e espaço  vivido por eles; mas agora recriado e pensado pelos mesmos.   Esse método de trabalho também é  acolhido na interdisciplina de matemática , onde vimos os critérios utilizados pelas crianças para ordenarem e selecionarem semelhanças e diferenças entre momentos, objetos e situações,  onde são contemplados diariamente.

        Situar os alunos  no passado  com  a utilização de fatos próprios   facilita a interação e a associação com o meio em que ele conhece e com o que ele desconhece, comando com o que ele pode descobrir e associar, trabalhando  as semelhanças e diferenças contidas nos dois meios.
















domingo, 16 de outubro de 2016

                                          

                                               MATERIAL CONCRETO



                         Resultado de imagem para matematica com material concreto

     O material concreto é um excelente aliado do professor de matemática que prioriza o construir conhecimentos  mais do que o aprender por si só. Com  o auxílio desse material o aluno pode criar, recriar e visualizar a melhor forma de relacionar o que está fazendo com o conhecimento.

    Além de aproximar professor e aluno  o material concreto oferece o aprendizado e a passagem do conhecimento  de forma lúdica, fazendo com que o aluno reflita, discuta as diferentes formulações de hipóteses dos colegas, desenvolva o raciocínio e  crie sua própria teoria . 

     Ensinar é proporcionar condições para a construção de conhecimentos pelos alunos  e não simplesmente a passagem do conteúdo pelo professor. Ensinar é permitir olhar diferenciado sobre todas as formas de aprendizado.
     



                                                  PROFESSOR PESQUISADOR

                                           Resultado de imagem para professor cientista

     PROFESSOR PESQUISADOR É AQUELE QUE INSTIGA O ALUNO A PENSAR, E DESSE PENSAR  APROPRIA-SE DAS DÚVIDAS DO ALUNO PARA PREPARA SUA AULA; PERGUNTANDO SEMPRE MAIS, PARA TER SUAS RESPOSTAS EM CONJUNTO COM O ALUNO.

     O PENSAR É DIFERENCIADO EM CADA SER, POR ISSO AO PERGUNTAR  PARA UMA TURMA VOCÊ TERÁ VÁRIAS RESPOSTAS E VÁRIOS PONTOS DE VISTA.  O PROFESSOR DEVE OUVIR TODAS AS ALTERNATIVAS E A PARTIR DAÍ REFORMULAR OS CONHECIMENTOS, SEMPRE OUVINDO E RESPEITANDO AS IDEIAS DO ALUNO.

     ALÉM DE QUESTIONAR, O PROFESSOR DEVERÁ CONHECER TODO O PROCESSO O QUAL O ALUNO FORMULOU SEU PENSAMENTO, E ENTENDER AS ETAPAS AS QUAIS PASSOU. PARA ISSO É NECESSÁRIO PESQUISAR E  ESTAR ABERTO A APRENDER  COM O QUE NÃO É PROVÁVEL E PREVISÍVEL, POIS QUANDO SE TRABALHA A PARTIR DO CONHECIMENTO DO OUTRO, EXIGE-SE MUITO MAIS PREPARO E CONHECIMENTO POR PARTE DO PROFESSOR.

  "   É  A PESQUISA QUE LHE PERMITE APRENDER E TER CONDIÇÕES DE AJUDAR O ALUNO A APRENDER." ( MARQUES, 2005)

                                                  CIÊNCIAS E HISTÓRIA

                                 Resultado de imagem para ciencias e historia
     O  estudo das ciências vem acompanhado das relações históricas da humanidade, trazendo  junto com ela algumas explicações científicas que permite entender a lógica dos acontecimentos no tempo, fazendo refletir sobre as condições sociais das teorias contemporâneas.

     Além do entendimento da ciência com a história, as perguntas e as inquietações de todos, especialmente dos alunos nos faz levar em consideração o senso comum, que também compõe a ciência. São saberes alternativos e funcionais, com alta credibilidade popular mas sem o conhecimento científico.

     Falando em inquietações, é a partir desse senso  desafiador, essa busca de respostas para  perguntas que se constrói novas informações; temos que aproveitar esse senso de dúvida nos alunos para integrar o conteúdo para poder formular novos conceitos, ampliando ou modificando os já adquiridos. Essa mudança de conceitos, não acontece de uma hora para outra; é preciso muito tempo de observação,  análise de dados e hipóteses e interpretação para depois poder concluir e ter uma nova teoria.

   

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

                                                           MATEMÁTICA DIVERTIDA

             Resultado de imagem para matematica


     A maioria das experiências com matemática, na escola geralmente é traumática e perdura por muito tempo. Fica nas mãos do professor a responsabilidade de desmistificar a matemática e torná-la agradável para os alunos.

     Uma forma que ajuda os professores a desenvolver o raciocínio doa alunos é o jogo de cartas, tão desprezado na maioria das escolas e por muitos professores. Os alunos jogam por prazer e nas entrelinhas desenvolvem o raciocínio lógico, as diversas possibilidades de agrupamento e também aceleram o pensamento.

    Podemos tornar a matemática uma matéria mais "querida" e menos temerosa para os alunos, basta mudar a forma de  trabalhá-la. Os professores tem que ser desacostumar  de passar conteúdos estáticos e frios; é preciso, primeiramente, desconstruir esse pensamento conteudista  para depois termos uma conscientização de é possível e prazeroso ensinar uma matemática  real e significativa para os alunos.


sexta-feira, 7 de outubro de 2016





Resultado de imagem para minha escola

Pertencer ao espaço escolar


Você professor, que pertence ao espaço escolar
Deve amar,
Pois tua função é sofrida
Não é só avaliar.

Espaço escolar é para aprender e crescer
Também brincar e jogar
Não é estar por estar
Tem que gostar.

À você criança,  que aqui  não está
O meu pesar,
Pois aqui é seu lugar
E para isso tem que lutar.

Aluno, em nós você pode confiar
Para o futuro vamos te preparar
Quando ficar adulto, você vai voltar
Para seu filho conosco deixar.

A escola para sempre vai existir
Você não pode fugir
Alegres  sempre estaremos
Por você vivemos.


segunda-feira, 26 de setembro de 2016

                       
                             Histórias, memórias , narrativas
                           Resultado de imagem para rene descartes penso logo existo



      Penso, logo existo... ( René Descartes).

         O autor manifestou o  pensar ligado à existência humana, um grande acontecimento da época, tanto que a frase é repetida  e lembrada até os dias de hoje. Mas René estaria no mínimo indignado que sua forma de pensar e a conclusão a que chegou , agora é tão simples e pouco profunda mediante aos novos pensamentos  da humanidade.

         Essa frase inicialmente  está perfeita e completa num primeiro momento. Mas se analisarmos um pouco mais, ela está " cheia " de sentido, pois nosso pensar é mais elaborado do que  o tempo em que a frase foi escrita.  Agora aprendemos a estimular o pensamento e junto com  ele pensar, repensar, e reelaborar nosso pensamento. Ou a frase está muito" vaga", mediante a forma de pensar e reduzir  um contexto em " o " contexto, cabendo aqui, muitos questionamentos, que deixariam a frase completa e explicativa, sem dar margem ao pensar  diferente do que o autor se referiu.

          Nosso pensamento está interligado às nossas narrativas, memórias e histórias; sendo diferentes a cada um de nós, pois somos individuais, e registramos em nossas memórias o que vivemos, mas integrados em um único contexto universal.

         Penso, repenso, logo existo....




                                                   GAIOLAS  ABERTAS

                         


                           Resultado de imagem para GAIOLAS DESENHO


                        Escolas gaiolas são abomináveis à metodologia  educacional de hoje, pois como gaiolas aprisionam corpos e pensamentos, delimitando-os  à pequenos espaços. Gaiolas são fabricadas por um sistema que mantém e controla a produção em escala de pessoas preparadas para pensar pouco.

                       Escolas asas, mais reconhecidas pelos tempos contemporâneos e para alunos modernos, sedentos de saber e autonomia de conhecimento.  Alunos  possuidores de asas, voam em busca de novos conhecimentos, não ficam aprisionados à um único saber. Escolas asas são conhecidas pela sua prática e metodologia, mas pouco reais.

                      Levanto aqui  a ideia de outro tipo de escola, devido a discrepância entre os dois  tipos de escolas; um meio termo, gaiolas abertas, considerando o que tem de eficaz nas duas escolas antes citadas.   A liberdade de pensamento e olhar diferenciado sobre determinados assuntos é fundamental para ir além do normal e lógico, para derrubar fronteiras; mas é mais difícil  para o professor acompanhar  e avaliar o pensamentos e delimitar o assunto. Já  que o que é diferente, perturba e desacomoda.

                     Asas todos possuem e as utilizam quando for a hora de abrir-se para o mundo;  mas esse levantar voo não pode acontecer se a gaiola estiver de porta fechada. Todos  têm a  oportunidade de levantar voo, ampliar e buscar mais conhecimento. Mas ainda temos os que preferem ficar na comodidade e segurança do ninho, ou da sua gaiola.

                   Todos um dia voam, mas o momento em que isso acontece é diferente, e tem que ser respeitado.


                                 

sábado, 10 de setembro de 2016


                                                            ESCREVER


                         Resultado de imagem para FRASES SOBRE ESCREVER


     Escrever eterniza o pensamento humano,  dá condições parar que outra pessoa aprenda, reaproveite o que foi escrito e aperfeiçoe o que achar que não está completo; com esse desenrolar, oportuniza outros a pensarem e a escreverem.

     Muitas pessoas não se sentem bem e nem tem segurança ao escrever, tem medo do julgamento alheio. O julgar é uma atitude do ser humano que deve ser desenvolvida com o passar do tempo e melhorada assim como a escrita.  Até o julgamento quando bem elaborado  não se torna pejorativo e inútil, e passa a ser crítico e perfeitamente considerável. Quanto mais tempo for dedicado ao ato de escrever mais elaborada e melhorada  a escrita se tornará.

     A escrita independe de entonação de voz , gesticulações e expressões faciais.  Ela   é tão verdadeira,  cheia de sentimentos  e real que emociona, atinge e nos faz refletir  só com palavras.


        Com nossos erros, lendo e relendo, mudando e escolhendo melhor as palavas aprendemos a escrever melhor. Escrever é uma prática repetitiva.




                           

                         INICIANDO MAIS UMA VEZ                                                                                                                                 O PRIMEIRO DEGRAU!!!!!!


                               

                                     Resultado de imagem para nova etapa

               
                        QUE VENHA REPLETO DE APRENDIZAGENS E DESCOBERTAS!


domingo, 3 de julho de 2016


                      REALIDADES

                                                     VERDADES

                                                                                    SAUDADES


                           


                                 UMA MISTURA DE
                             
                                                                 LITERATURA E LUDICIDADE

               
                      

TUDO INTERLIGADO COM OS TEXTOS ESTUDADOS E CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS!!!

MARAVILHA !!!!

domingo, 26 de junho de 2016

                         Educação bilíngue

                                



     "São denominadas escolas ou classes de educação bilíngüe aquelas em que a Libras e a modalidade escrita da Língua Portuguesa sejam línguas de instrução utilizadas no desenvolvimento de todo o processo educativo". (BRASIL, 2005, Artigo 22, §1º)

     O Bilinguismo é uma proposta de ensino usada por escolas que se propõem a tornar acessível à criança duas línguas no contexto escolar.  Essa proposta é adequada para o ensino de crianças surdas, tendo em vista que se considera a língua de sinais como língua natural e parte desse pressuposto para o ensino da língua escrita. 
     
      Bilinguismo para surdos atravessa a fronteira linguística e inclui o desenvolvimento da pessoa surda dentro da escola e no convívio com o outro, derrubando o pré conceito  existente , e fazendo cumprir a lei.  A escola bilíngue propicia à criança surda  o contato com a língua de sinais o mais precocemente possível,  integrando-a  na sua linguagem  e ampliando um   desenvolver rico e pleno da mesma.

     A escola bilíngue  propõe que o surdo comunique-se fluentemente na sua língua materna (língua de sinais) e na língua oficial de seu país. 

domingo, 19 de junho de 2016






                                       Línguas Orais e Línguas de Sinais






                  As línguas são igualmente complexas e igualmente capazes de expressar qualquer ideia: servem para dar vazão às  emoções e sentimentos. Servem para solicitar, para ameaçar, para prometer, para dar ordens, fazer perguntas ou afirmações, para referir o passado, o presente e futuro: a realidades remotas em relação á situação de enunciação.

                    A língua portuguesa mudou  algumas de suas regras não faz muito tempo, isso ocorre de acordo com influências de outras línguas;   tais mudanças também podem ocorrer na linguagem de sinais.


             "Os fatores socioculturais que contribuíram para mudança de sinais são:  influência de outras línguas de sinais, empréstimos linguísticos, influencia da língua portuguesa e de situações de bilinguismo." ( DINIZ, 2010)


              Alguns sinais  permanecem iguais, e outros sofrem alterações  conforme as necessidades vão surgindo; como a chegada de novos objetos que requerem  a reformulação dos gestos para identificá-los.
                   







quinta-feira, 16 de junho de 2016




                                               ADULTO BRINCANDO

                          


     O adulto também brinca e se diverte e muito ! Para o adulto mais fácil brincar, pois inteira-se rapidamente, envolve-se e permanece  na brincadeira até o fim; devido ao fato de sua socialização, senso moral, cultural e humano.

     Já as crianças correm o risco de iniciar um jogo/ brincadeira e acabar desistindo, dependendo o  modo que é conduzido tal brincadeira, e ou conforme é o seu desempenho. Tem- se que ter cuidado para ele não ficar de fora das atividades lúdicas e virar um expectador.

    Ao brincar com jogos didatizados em sala de aula temos outro fator a ser pensado, o de a crianças ainda não ter todo o conhecimento necessário para este brincar, ou seja, ela ainda não assimilou todo o conteúdo, completando o aprendizado.

   O professor sempre cai nessa " jogadinha" de lançar um jogo com intuito lúdico, mas que na verdade é para avaliar o rendimento do aluno, ou reforçar determinados conteúdos.

 

 




sábado, 11 de junho de 2016

             

                                Poesia Infantil no Brasil

                          

         A poesia infantil aparece no Brasil só no final do século XIX, onde os primeiros poemas são constituídos de falas contendo conselhos e desejos dos pais para os filhos. São mencionados valores, virtudes, a visão moral também é mencionada  e o  desejos de felicidade para seus queridos. 

           Enquanto  poesia vai se instalando nas escolas, mudam também os temas mencionados,  entrando agora a  moralidade e civismo, o bom comportamento e mantendo  os conselhos para os pequenos.

           O estudo  das poesias para o público infantil não  se constitui  apenas de letras, há também a implantação de  desenhos ilustrativos, facilitando a interpretação e chamando a atenção do público alvo. A ilustração completa o significado do poema.

         A composição dos poemas também deve ser levada em conta,  este pode ter versos simples, sem dificuldades para as crianças, tratar de assuntos simples e atrativos,  visando sempre a educação moral das crianças.

       Feliz as crianças que desde cedo têm contato com esse gênero literário.

     

quinta-feira, 9 de junho de 2016

     
                                                         JOGOS NA SALA DE AULA


   
                                                                              




“ O jogo possui uma enorme importância educativa e podemos dizer que a criança que não brinca é uma criança doente. Por meio do jogo a criança pode aprender uma grande quantidade de coisas, tanto na escola como fora dela, e o jogo não deve ser tratado como uma atividade supérflua, nem deve ser estabelecida uma oposição entre trabalho escolar e jogo sério.” (DELVAL, 1998).

 O jogo  é uma importante ferramenta  para o desenvolvimento motor,  social, emocional, moral; além dos valores  e o lado intelectual  da criança. Ele explora muitos sentimentos que afloram na criança durante um jogo, e até mesmo no início dele; pois pode haver discordância  na formação da equipes e até mesmo no estabelecimento e cumprimento das regras.

 Tão fundamental quanto o jogar é o tempo disponibilizado para isso,  o local destinado e organizado para tal, o como jogar e com quem jogar. A presença do professor é fundamental  para observar e avaliar mais do que nunca, o processo de aprendizagem , e o modo de interação entre as crianças.  Cabe ao professor intervir quando o diálogo entre os integrantes do grupo não é mais possível e esse  impasse está maior que a capacidade de entendimento.

A arte do jogar em sala de aula é um excelente instrumento de trabalho do professor e fonte de conhecimento para o aluno.


domingo, 29 de maio de 2016


                                                  D E S E N H O



                             



          Quem pensa que desenho é um simples desenho, está enganado. Quem vê um desenho e diz  que é um rabisco sem sentido e  sem noção, também está enganado. Todo desenho remete á uma situação, uma etapa vivida pela criança e que é importante para o seu crescimento intelectual, motor e moral.
            Através de um desenho conseguimos determinar e entender  pensamentos  que a criança tem e situações pela qual está passando; muitas vezes conseguimos salvar crianças de situações de risco.



                                   

Tanto é importante  o desenho, que Luquet desenvolveu suas etapas.





  •  realismo fortuito -  que implica no descobrimento do significado do desenho durante a sua realização,
  •  realismo frustrado - a criança não é capaz de organizar os elementos do modelo em uma unidade  como pede a ordem,
  •  realismo intelectual - é a representação de traços essenciais do objeto sem que haja consideração da perspectiva,
  •  realismo visual -  que começa representar somente o que vê a partir de um ponto de vista determinado.

      O desenho é uma representação da realidade.        

 









                                       DÓ - RÉ - MI - FÁ - SOL - LÁ - SI

                                

          Quem nunca  cantarolou uma canção por aí?
       
          Cantarolar todo mundo cantarola, mas entender sobre a composição da letra e tudo o que está por trás dela, para que ela seja cantarolada, não é uma coisa muito fácil.

           A música  é uma linguagem sonora. Assim como a fala é representada pelo alfabeto, o  deficiente auditivo ( mudo) é auxiliado pela linguagem de sinais - Libras- e a música fica a cargo das notas  musicais. Todas as linguagens são compostas por regras e identificadas facilmente por todos que a utilizam.

          Falando em notas musicais, estas também são "faladas" na linguagem de sinais, contemplando também a pessoa surda que se emociona ,  dança e expressa-se  com o auxílio de outros sentidos. A música rompendo barreiras e encantando todos ao seu redor!

         Dó, ré, mi, fá, sol, lá, si é  a sequência organizada de notas e é chamada de escala. Para chegar a esta sequência retirou-se as sílabas  iniciais  do Hino a São João Batista há muito tempo atrás, e perdura até os dias de hoje.

         Lá lá lá....