domingo, 29 de maio de 2016


                                                  D E S E N H O



                             



          Quem pensa que desenho é um simples desenho, está enganado. Quem vê um desenho e diz  que é um rabisco sem sentido e  sem noção, também está enganado. Todo desenho remete á uma situação, uma etapa vivida pela criança e que é importante para o seu crescimento intelectual, motor e moral.
            Através de um desenho conseguimos determinar e entender  pensamentos  que a criança tem e situações pela qual está passando; muitas vezes conseguimos salvar crianças de situações de risco.



                                   

Tanto é importante  o desenho, que Luquet desenvolveu suas etapas.





  •  realismo fortuito -  que implica no descobrimento do significado do desenho durante a sua realização,
  •  realismo frustrado - a criança não é capaz de organizar os elementos do modelo em uma unidade  como pede a ordem,
  •  realismo intelectual - é a representação de traços essenciais do objeto sem que haja consideração da perspectiva,
  •  realismo visual -  que começa representar somente o que vê a partir de um ponto de vista determinado.

      O desenho é uma representação da realidade.        

 








3 comentários:

  1. E os autores destas obras-primas? Será um Kandinsky? Acho que vi um tatu ali no canto, ou será a minha interpretação da representação?

    ResponderExcluir
  2. Ahahah também entendo que é um tatu!! Mas não podemos nos precipitar dizendo o que achamos que é, sem perguntar para o autor da obra.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir