D E S E N H O
Quem pensa que desenho é um simples desenho, está enganado. Quem vê um desenho e diz que é um rabisco sem sentido e sem noção, também está enganado. Todo desenho remete á uma situação, uma etapa vivida pela criança e que é importante para o seu crescimento intelectual, motor e moral.
Através de um desenho conseguimos determinar e entender pensamentos que a criança tem e situações pela qual está passando; muitas vezes conseguimos salvar crianças de situações de risco.
Tanto é importante o desenho, que Luquet desenvolveu suas etapas.
- realismo fortuito - que implica no descobrimento do significado do desenho durante a sua realização,
- realismo frustrado - a criança não é capaz de organizar os elementos do modelo em uma unidade como pede a ordem,
- realismo intelectual - é a representação de traços essenciais do objeto sem que haja consideração da perspectiva,
- realismo visual - que começa representar somente o que vê a partir de um ponto de vista determinado.
E os autores destas obras-primas? Será um Kandinsky? Acho que vi um tatu ali no canto, ou será a minha interpretação da representação?
ResponderExcluirAhahah também entendo que é um tatu!! Mas não podemos nos precipitar dizendo o que achamos que é, sem perguntar para o autor da obra.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir