segunda-feira, 26 de setembro de 2016
GAIOLAS ABERTAS
Escolas gaiolas são abomináveis à metodologia educacional de hoje, pois como gaiolas aprisionam corpos e pensamentos, delimitando-os à pequenos espaços. Gaiolas são fabricadas por um sistema que mantém e controla a produção em escala de pessoas preparadas para pensar pouco.
Escolas asas, mais reconhecidas pelos tempos contemporâneos e para alunos modernos, sedentos de saber e autonomia de conhecimento. Alunos possuidores de asas, voam em busca de novos conhecimentos, não ficam aprisionados à um único saber. Escolas asas são conhecidas pela sua prática e metodologia, mas pouco reais.
Levanto aqui a ideia de outro tipo de escola, devido a discrepância entre os dois tipos de escolas; um meio termo, gaiolas abertas, considerando o que tem de eficaz nas duas escolas antes citadas. A liberdade de pensamento e olhar diferenciado sobre determinados assuntos é fundamental para ir além do normal e lógico, para derrubar fronteiras; mas é mais difícil para o professor acompanhar e avaliar o pensamentos e delimitar o assunto. Já que o que é diferente, perturba e desacomoda.
Asas todos possuem e as utilizam quando for a hora de abrir-se para o mundo; mas esse levantar voo não pode acontecer se a gaiola estiver de porta fechada. Todos têm a oportunidade de levantar voo, ampliar e buscar mais conhecimento. Mas ainda temos os que preferem ficar na comodidade e segurança do ninho, ou da sua gaiola.
Todos um dia voam, mas o momento em que isso acontece é diferente, e tem que ser respeitado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário