terça-feira, 15 de novembro de 2016

                                           CIÊNCIAS DA  NATUREZA E O MUNDO


                         Resultado de imagem para CIENCIAS DA NATUREZA E O MUNDO

                                         CADA UM COM SUA VISÃO  DE NATUREZA  E  MUNDO!


A criança é curiosa por natureza, e tudo quer uma explicação,  sente necessidade  de explicar o mundo para si mesmo, ciências é o mundo e o entendimento dele, então se utilizarmos tal necessidade  à nosso favor, teríamos o interesse da criança pela sua necessidade juntamente com a construção desse conhecimento. Para explicarem suas necessidades as crianças partem de seus conhecimentos e fazem comparações  até poder explicar o que desejam.

Tomando-se a necessidade da criança e seu desejo de explorar o que ainda não conhecem, podemos integrar conteúdos a partir de sua curiosidade,  onde uma curiosidade leva a outra, sendo inevitável escapar da realidade da criança. Seu meio de convívio é o meio da dúvida, e é dele que devemos chegar aos conceitos e definições. Tais explicações surgem da observação, exploração, experimentação,  desenho, anotação, relato  até chegar nos resultados; resultado estes que são inesperados quando  deixamos aberto o espaço para esclarecer ,tirar dúvidas  e ouvir todos os comentários.


Resultados inesperados proporcionam ao aluno  a formação de um pensamento crítico  em ciências,  o que resulta na saída do ensino básico. Também ensinando que resultados errados são uma forma de aprendizagem e que experimentar é errar.

Um comentário:

  1. Oi Candida,
    Muito interessante sua reflexão sobre fazer ciências.
    Coloco algumas questões para reflexão: Será que as crianças são curiosas por natureza ou na será que na interação delas com o meio elas se interessam por coisas porque as compreendem e/ou desafiam sua compreensão?
    Concordo muito quando você afirma que experimentar é [também] errar, pois a criança vai experimentando o mundo em um processo que primeiramente é mais deformado e que vai aos poucos chegando mais próximo da realidade. As noções que as crianças sobre os objetos vai melhorando a cada nova experiência e reflexão sobre sua ação, em um processo construtivo.
    Abraço, Tutora Tais

    ResponderExcluir