CADA UM COM SUA VISÃO DE NATUREZA E MUNDO!
A criança é curiosa por natureza, e tudo quer uma
explicação, sente necessidade de explicar o mundo para si mesmo, ciências é
o mundo e o entendimento dele, então se utilizarmos tal necessidade à nosso favor, teríamos o interesse da
criança pela sua necessidade juntamente com a construção desse conhecimento.
Para explicarem suas necessidades as crianças partem de seus conhecimentos e
fazem comparações até poder explicar o
que desejam.
Tomando-se a necessidade da criança e seu desejo de explorar
o que ainda não conhecem, podemos integrar conteúdos a partir de sua curiosidade, onde uma curiosidade leva a outra, sendo
inevitável escapar da realidade da criança. Seu meio de convívio é o meio da
dúvida, e é dele que devemos chegar aos conceitos e definições. Tais
explicações surgem da observação, exploração, experimentação, desenho, anotação, relato até chegar nos resultados; resultado estes
que são inesperados quando deixamos
aberto o espaço para esclarecer ,tirar dúvidas
e ouvir todos os comentários.
Resultados inesperados proporcionam ao aluno a formação de um pensamento crítico em ciências, o que resulta na saída do ensino básico.
Também ensinando que resultados errados são uma forma de aprendizagem e que
experimentar é errar.
Oi Candida,
ResponderExcluirMuito interessante sua reflexão sobre fazer ciências.
Coloco algumas questões para reflexão: Será que as crianças são curiosas por natureza ou na será que na interação delas com o meio elas se interessam por coisas porque as compreendem e/ou desafiam sua compreensão?
Concordo muito quando você afirma que experimentar é [também] errar, pois a criança vai experimentando o mundo em um processo que primeiramente é mais deformado e que vai aos poucos chegando mais próximo da realidade. As noções que as crianças sobre os objetos vai melhorando a cada nova experiência e reflexão sobre sua ação, em um processo construtivo.
Abraço, Tutora Tais