segunda-feira, 7 de novembro de 2016
MEMÓRIA = POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM
PARA A APRENDIZAGEM DE FATO ACONTECER TEMOS QUE DISPOR DE TODO UM PROCESSO QUE A ANTECEDE. A PARTIR DO PROCESSO, CHEGAREMOS NA VALIDAÇÃO DA APRENDIZAGEM E O ARQUIVAMENTO DESSE CONCEITO EM NOSSA MEMÓRIA.
NOSSA MEMÓRIA É UM GRANDE DISPOSITIVO CARREGADO DE INFORMAÇÕES PRONTAS A FLUÍREM A QUALQUER MOMENTO. NA APRENDIZAGEM ESSE PROCESSO DE SE REMETER AO PASSADO É FUNDAMENTAL PARA A APRENDIZAGEM DA CRIANÇA, POIS SEMPRE QUE INCITADO APARECERÁ UMA LEMBRANÇA, ELA DESPERTARÁ.
O DESPERTAR DA MEMÓRIA PODE SE DAR POR PURA CURIOSIDADE, OU LEMBRANÇAS CULTURAIS E SOCIAIS, VIVÊNCIAS E DESEJOS, PENSAMENTOS E DESCONFORTO, ENTRE OUTROS, MAS TODAS CONVERGEM ÁS RELAÇÕES QUE SÃO ESTABELECIDAS EM UM DETERMINADO TEMPO E RESSOCIALIZADAS PARA UM NOVO DESABROCHAR .
COM O DESABROCHAR DA MEMÓRIA NA SALA DE AULA, POR EXEMPLO, TEMOS VÁRIAS NOVAS IDEIAS, NOVAS NOÇÕES QUE DEVEM SER CONSTRUÍDAS COM AS CRIANÇAS, VALORIZANDO CADA VIVÊNCIA INDIVIDUAL; POSSIBILITANDO O RECONSTRUIR DE UMA IDEIA JÁ PENSADA, OU CONCEITUADA.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oi Cândida,
ResponderExcluirÓtima reflexão!
A cada novo desafio também nos recorremos a memória para dar um significado a ele. Utilizando nossas experiências conseguimos fazer esse link entre o novo e o que já conhecemos, dando mais sentido ao que é aprendido. Por isso é tão importante valorizar as vivências de nossos alunos e procurar trabalhar a partir delas.
Abraço, Tutora Tais