segunda-feira, 7 de novembro de 2016



                    MEMÓRIA = POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM

                          Resultado de imagem para aprendizagem
 

              PARA A APRENDIZAGEM DE FATO ACONTECER TEMOS QUE DISPOR DE TODO UM PROCESSO QUE A ANTECEDE. A PARTIR DO PROCESSO, CHEGAREMOS NA VALIDAÇÃO DA APRENDIZAGEM E O ARQUIVAMENTO DESSE CONCEITO EM NOSSA MEMÓRIA.

            NOSSA MEMÓRIA  É UM GRANDE DISPOSITIVO CARREGADO DE INFORMAÇÕES PRONTAS A FLUÍREM  A QUALQUER MOMENTO. NA APRENDIZAGEM ESSE PROCESSO DE SE REMETER AO PASSADO É FUNDAMENTAL PARA A APRENDIZAGEM DA CRIANÇA, POIS SEMPRE QUE INCITADO APARECERÁ  UMA LEMBRANÇA, ELA DESPERTARÁ.

        O DESPERTAR DA MEMÓRIA  PODE SE DAR POR PURA CURIOSIDADE, OU LEMBRANÇAS CULTURAIS E SOCIAIS,  VIVÊNCIAS E DESEJOS, PENSAMENTOS E DESCONFORTO, ENTRE OUTROS, MAS TODAS CONVERGEM ÁS RELAÇÕES  QUE SÃO ESTABELECIDAS   EM UM DETERMINADO TEMPO E RESSOCIALIZADAS  PARA UM NOVO DESABROCHAR .

     COM O DESABROCHAR DA MEMÓRIA NA SALA DE AULA, POR EXEMPLO,  TEMOS VÁRIAS NOVAS IDEIAS, NOVAS NOÇÕES QUE DEVEM SER CONSTRUÍDAS COM AS CRIANÇAS, VALORIZANDO CADA  VIVÊNCIA INDIVIDUAL; POSSIBILITANDO O RECONSTRUIR  DE UMA IDEIA JÁ PENSADA, OU CONCEITUADA.

Um comentário:

  1. Oi Cândida,
    Ótima reflexão!
    A cada novo desafio também nos recorremos a memória para dar um significado a ele. Utilizando nossas experiências conseguimos fazer esse link entre o novo e o que já conhecemos, dando mais sentido ao que é aprendido. Por isso é tão importante valorizar as vivências de nossos alunos e procurar trabalhar a partir delas.
    Abraço, Tutora Tais

    ResponderExcluir