sábado, 29 de outubro de 2016

     

                          Desassossegos

                                                                                                     João Chagas Leite


Meus desassossegos sentam na varanda

pra matear saudade nesta solidão

cada por de soldói feito uma brasa

queimando lembranças no meu coração. 

[...]



     Meus desassossegos não ficam só na varanda, como o de João Chagas Leite, pois atualmente  estou sempre desassossegada, aprendendo a buscar informações permanentemente.

       Desassossegos não correspondem à conformidade de ideias, pois  todas as verdades são provisórias até que se prove o contrário. Verdades existem temporariamente até que são revistas e reestudadas por  outros, não existindo assim, explicações definitivas. O que existe são verdades provisórias que estão sempre sujeitas à transformações.

     O parágrafo acima se estende por toda esfera de vida da pessoa e á estudos dedicados à ciências e à história por exemplo, onde vimos que não existe verdades exatas, todas são contidas de fatos históricos sociais e culturais, vividos na época e que influenciaram nas situações descritas, podendo mudar o contexto se analisada por diferentes ângulos e diferentes espaços históricos.

     Na ciências acontece o mesmo, pois tudo é verdadeiro e consistente até que outro estudo aponta para uma nova direção, e então, o que era não é mais, mudando conceitos verdadeiros por anos.

     Logo entende-se que tudo é provisório, nada é concreto, pois tudo está sempre a mercê de ser analisado diferentemente, dando margem  para a construção de novas mudanças e conceitos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário