Educação bilíngue
"São denominadas escolas ou classes de educação bilíngüe aquelas em que a Libras e a modalidade escrita da Língua Portuguesa sejam línguas de instrução utilizadas no desenvolvimento de todo o processo educativo". (BRASIL, 2005, Artigo 22, §1º)
O Bilinguismo é uma proposta de ensino usada por escolas que se propõem a tornar acessível à criança duas línguas no contexto escolar. Essa proposta é adequada para o ensino de crianças surdas, tendo em vista que se considera a língua de sinais como língua natural e parte desse pressuposto para o ensino da língua escrita.
Bilinguismo para surdos atravessa a fronteira linguística e inclui o desenvolvimento da pessoa surda dentro da escola e no convívio com o outro, derrubando o pré conceito existente , e fazendo cumprir a lei. A escola bilíngue propicia à criança surda o contato com a língua de sinais o mais precocemente possível, integrando-a na sua linguagem e ampliando um desenvolver rico e pleno da mesma.
A escola bilíngue propõe que o surdo comunique-se fluentemente na sua língua materna (língua de sinais) e na língua oficial de seu país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário