sexta-feira, 28 de outubro de 2016

                    " APRENDENDO E ENSINANDO  SOBRE O PASSADO"


                      Resultado de imagem para PASSADO
 


     Ao ler o texto, confesso que me remeti às interdisciplinas do semestre passado, onde tudo se interligava com contos e poesias, jogos e brincadeiras, conteúdo e ludicidade.  Em mais um momento aparece outra interdisciplina contemplando a ludicidade, a forma de introduzir e participar da aula,e o momento de  criar situações para as crianças refletirem, criarem, pensarem e, com isso,  reproduzirem o conhecimento de variadas formas.

    Novamente abre-se espaço à bagagem cultural que a criança carrega consigo e às evoluções que vão se criando com as novas descobertas, aprimorando as também,  novas aprendizagens.

     Refletindo sobre como o passado é trazido para a sala de aula, um método eficaz e que nos remete às nossas vivências e memórias é a utilização de fotos, primeiramente  dos  alunos , e depois as mais diversas para eles sequenciarem e ordenarem, fazendo os alunos situarem- se no tempo e espaço  vivido por eles; mas agora recriado e pensado pelos mesmos.   Esse método de trabalho também é  acolhido na interdisciplina de matemática , onde vimos os critérios utilizados pelas crianças para ordenarem e selecionarem semelhanças e diferenças entre momentos, objetos e situações,  onde são contemplados diariamente.

        Situar os alunos  no passado  com  a utilização de fatos próprios   facilita a interação e a associação com o meio em que ele conhece e com o que ele desconhece, comando com o que ele pode descobrir e associar, trabalhando  as semelhanças e diferenças contidas nos dois meios.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário