quinta-feira, 9 de junho de 2016

     
                                                         JOGOS NA SALA DE AULA


   
                                                                              




“ O jogo possui uma enorme importância educativa e podemos dizer que a criança que não brinca é uma criança doente. Por meio do jogo a criança pode aprender uma grande quantidade de coisas, tanto na escola como fora dela, e o jogo não deve ser tratado como uma atividade supérflua, nem deve ser estabelecida uma oposição entre trabalho escolar e jogo sério.” (DELVAL, 1998).

 O jogo  é uma importante ferramenta  para o desenvolvimento motor,  social, emocional, moral; além dos valores  e o lado intelectual  da criança. Ele explora muitos sentimentos que afloram na criança durante um jogo, e até mesmo no início dele; pois pode haver discordância  na formação da equipes e até mesmo no estabelecimento e cumprimento das regras.

 Tão fundamental quanto o jogar é o tempo disponibilizado para isso,  o local destinado e organizado para tal, o como jogar e com quem jogar. A presença do professor é fundamental  para observar e avaliar mais do que nunca, o processo de aprendizagem , e o modo de interação entre as crianças.  Cabe ao professor intervir quando o diálogo entre os integrantes do grupo não é mais possível e esse  impasse está maior que a capacidade de entendimento.

A arte do jogar em sala de aula é um excelente instrumento de trabalho do professor e fonte de conhecimento para o aluno.


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