JOGOS NA SALA DE AULA
“ O jogo possui uma enorme
importância educativa e podemos dizer que a criança que não brinca é uma
criança doente. Por meio do jogo a criança pode aprender uma grande quantidade
de coisas, tanto na escola como fora dela, e o jogo não deve ser tratado como
uma atividade supérflua, nem deve ser estabelecida uma oposição entre trabalho
escolar e jogo sério.” (DELVAL, 1998).
O jogo
é uma importante ferramenta para
o desenvolvimento motor, social, emocional,
moral; além dos valores e o lado
intelectual da criança. Ele explora
muitos sentimentos que afloram na criança durante um jogo, e até mesmo no
início dele; pois pode haver discordância
na formação da equipes e até mesmo no estabelecimento e cumprimento das
regras.
Tão fundamental quanto o jogar é o tempo
disponibilizado para isso, o local
destinado e organizado para tal, o como jogar e com quem jogar. A presença do
professor é fundamental para observar e
avaliar mais do que nunca, o processo de aprendizagem , e o modo de interação entre
as crianças. Cabe ao professor intervir
quando o diálogo entre os integrantes do grupo não é mais possível e esse impasse está maior que a capacidade de
entendimento.
A arte do jogar em sala de aula é
um excelente instrumento de trabalho do professor e fonte de conhecimento para
o aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário