domingo, 16 de outubro de 2016

                                                  CIÊNCIAS E HISTÓRIA

                                 Resultado de imagem para ciencias e historia
     O  estudo das ciências vem acompanhado das relações históricas da humanidade, trazendo  junto com ela algumas explicações científicas que permite entender a lógica dos acontecimentos no tempo, fazendo refletir sobre as condições sociais das teorias contemporâneas.

     Além do entendimento da ciência com a história, as perguntas e as inquietações de todos, especialmente dos alunos nos faz levar em consideração o senso comum, que também compõe a ciência. São saberes alternativos e funcionais, com alta credibilidade popular mas sem o conhecimento científico.

     Falando em inquietações, é a partir desse senso  desafiador, essa busca de respostas para  perguntas que se constrói novas informações; temos que aproveitar esse senso de dúvida nos alunos para integrar o conteúdo para poder formular novos conceitos, ampliando ou modificando os já adquiridos. Essa mudança de conceitos, não acontece de uma hora para outra; é preciso muito tempo de observação,  análise de dados e hipóteses e interpretação para depois poder concluir e ter uma nova teoria.

   

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

                                                           MATEMÁTICA DIVERTIDA

             Resultado de imagem para matematica


     A maioria das experiências com matemática, na escola geralmente é traumática e perdura por muito tempo. Fica nas mãos do professor a responsabilidade de desmistificar a matemática e torná-la agradável para os alunos.

     Uma forma que ajuda os professores a desenvolver o raciocínio doa alunos é o jogo de cartas, tão desprezado na maioria das escolas e por muitos professores. Os alunos jogam por prazer e nas entrelinhas desenvolvem o raciocínio lógico, as diversas possibilidades de agrupamento e também aceleram o pensamento.

    Podemos tornar a matemática uma matéria mais "querida" e menos temerosa para os alunos, basta mudar a forma de  trabalhá-la. Os professores tem que ser desacostumar  de passar conteúdos estáticos e frios; é preciso, primeiramente, desconstruir esse pensamento conteudista  para depois termos uma conscientização de é possível e prazeroso ensinar uma matemática  real e significativa para os alunos.


sexta-feira, 7 de outubro de 2016





Resultado de imagem para minha escola

Pertencer ao espaço escolar


Você professor, que pertence ao espaço escolar
Deve amar,
Pois tua função é sofrida
Não é só avaliar.

Espaço escolar é para aprender e crescer
Também brincar e jogar
Não é estar por estar
Tem que gostar.

À você criança,  que aqui  não está
O meu pesar,
Pois aqui é seu lugar
E para isso tem que lutar.

Aluno, em nós você pode confiar
Para o futuro vamos te preparar
Quando ficar adulto, você vai voltar
Para seu filho conosco deixar.

A escola para sempre vai existir
Você não pode fugir
Alegres  sempre estaremos
Por você vivemos.


segunda-feira, 26 de setembro de 2016

                       
                             Histórias, memórias , narrativas
                           Resultado de imagem para rene descartes penso logo existo



      Penso, logo existo... ( René Descartes).

         O autor manifestou o  pensar ligado à existência humana, um grande acontecimento da época, tanto que a frase é repetida  e lembrada até os dias de hoje. Mas René estaria no mínimo indignado que sua forma de pensar e a conclusão a que chegou , agora é tão simples e pouco profunda mediante aos novos pensamentos  da humanidade.

         Essa frase inicialmente  está perfeita e completa num primeiro momento. Mas se analisarmos um pouco mais, ela está " cheia " de sentido, pois nosso pensar é mais elaborado do que  o tempo em que a frase foi escrita.  Agora aprendemos a estimular o pensamento e junto com  ele pensar, repensar, e reelaborar nosso pensamento. Ou a frase está muito" vaga", mediante a forma de pensar e reduzir  um contexto em " o " contexto, cabendo aqui, muitos questionamentos, que deixariam a frase completa e explicativa, sem dar margem ao pensar  diferente do que o autor se referiu.

          Nosso pensamento está interligado às nossas narrativas, memórias e histórias; sendo diferentes a cada um de nós, pois somos individuais, e registramos em nossas memórias o que vivemos, mas integrados em um único contexto universal.

         Penso, repenso, logo existo....




                                                   GAIOLAS  ABERTAS

                         


                           Resultado de imagem para GAIOLAS DESENHO


                        Escolas gaiolas são abomináveis à metodologia  educacional de hoje, pois como gaiolas aprisionam corpos e pensamentos, delimitando-os  à pequenos espaços. Gaiolas são fabricadas por um sistema que mantém e controla a produção em escala de pessoas preparadas para pensar pouco.

                       Escolas asas, mais reconhecidas pelos tempos contemporâneos e para alunos modernos, sedentos de saber e autonomia de conhecimento.  Alunos  possuidores de asas, voam em busca de novos conhecimentos, não ficam aprisionados à um único saber. Escolas asas são conhecidas pela sua prática e metodologia, mas pouco reais.

                      Levanto aqui  a ideia de outro tipo de escola, devido a discrepância entre os dois  tipos de escolas; um meio termo, gaiolas abertas, considerando o que tem de eficaz nas duas escolas antes citadas.   A liberdade de pensamento e olhar diferenciado sobre determinados assuntos é fundamental para ir além do normal e lógico, para derrubar fronteiras; mas é mais difícil  para o professor acompanhar  e avaliar o pensamentos e delimitar o assunto. Já  que o que é diferente, perturba e desacomoda.

                     Asas todos possuem e as utilizam quando for a hora de abrir-se para o mundo;  mas esse levantar voo não pode acontecer se a gaiola estiver de porta fechada. Todos  têm a  oportunidade de levantar voo, ampliar e buscar mais conhecimento. Mas ainda temos os que preferem ficar na comodidade e segurança do ninho, ou da sua gaiola.

                   Todos um dia voam, mas o momento em que isso acontece é diferente, e tem que ser respeitado.


                                 

sábado, 10 de setembro de 2016


                                                            ESCREVER


                         Resultado de imagem para FRASES SOBRE ESCREVER


     Escrever eterniza o pensamento humano,  dá condições parar que outra pessoa aprenda, reaproveite o que foi escrito e aperfeiçoe o que achar que não está completo; com esse desenrolar, oportuniza outros a pensarem e a escreverem.

     Muitas pessoas não se sentem bem e nem tem segurança ao escrever, tem medo do julgamento alheio. O julgar é uma atitude do ser humano que deve ser desenvolvida com o passar do tempo e melhorada assim como a escrita.  Até o julgamento quando bem elaborado  não se torna pejorativo e inútil, e passa a ser crítico e perfeitamente considerável. Quanto mais tempo for dedicado ao ato de escrever mais elaborada e melhorada  a escrita se tornará.

     A escrita independe de entonação de voz , gesticulações e expressões faciais.  Ela   é tão verdadeira,  cheia de sentimentos  e real que emociona, atinge e nos faz refletir  só com palavras.


        Com nossos erros, lendo e relendo, mudando e escolhendo melhor as palavas aprendemos a escrever melhor. Escrever é uma prática repetitiva.




                           

                         INICIANDO MAIS UMA VEZ                                                                                                                                 O PRIMEIRO DEGRAU!!!!!!


                               

                                     Resultado de imagem para nova etapa

               
                        QUE VENHA REPLETO DE APRENDIZAGENS E DESCOBERTAS!