domingo, 26 de junho de 2016

                         Educação bilíngue

                                



     "São denominadas escolas ou classes de educação bilíngüe aquelas em que a Libras e a modalidade escrita da Língua Portuguesa sejam línguas de instrução utilizadas no desenvolvimento de todo o processo educativo". (BRASIL, 2005, Artigo 22, §1º)

     O Bilinguismo é uma proposta de ensino usada por escolas que se propõem a tornar acessível à criança duas línguas no contexto escolar.  Essa proposta é adequada para o ensino de crianças surdas, tendo em vista que se considera a língua de sinais como língua natural e parte desse pressuposto para o ensino da língua escrita. 
     
      Bilinguismo para surdos atravessa a fronteira linguística e inclui o desenvolvimento da pessoa surda dentro da escola e no convívio com o outro, derrubando o pré conceito  existente , e fazendo cumprir a lei.  A escola bilíngue propicia à criança surda  o contato com a língua de sinais o mais precocemente possível,  integrando-a  na sua linguagem  e ampliando um   desenvolver rico e pleno da mesma.

     A escola bilíngue  propõe que o surdo comunique-se fluentemente na sua língua materna (língua de sinais) e na língua oficial de seu país. 

domingo, 19 de junho de 2016






                                       Línguas Orais e Línguas de Sinais






                  As línguas são igualmente complexas e igualmente capazes de expressar qualquer ideia: servem para dar vazão às  emoções e sentimentos. Servem para solicitar, para ameaçar, para prometer, para dar ordens, fazer perguntas ou afirmações, para referir o passado, o presente e futuro: a realidades remotas em relação á situação de enunciação.

                    A língua portuguesa mudou  algumas de suas regras não faz muito tempo, isso ocorre de acordo com influências de outras línguas;   tais mudanças também podem ocorrer na linguagem de sinais.


             "Os fatores socioculturais que contribuíram para mudança de sinais são:  influência de outras línguas de sinais, empréstimos linguísticos, influencia da língua portuguesa e de situações de bilinguismo." ( DINIZ, 2010)


              Alguns sinais  permanecem iguais, e outros sofrem alterações  conforme as necessidades vão surgindo; como a chegada de novos objetos que requerem  a reformulação dos gestos para identificá-los.
                   







quinta-feira, 16 de junho de 2016




                                               ADULTO BRINCANDO

                          


     O adulto também brinca e se diverte e muito ! Para o adulto mais fácil brincar, pois inteira-se rapidamente, envolve-se e permanece  na brincadeira até o fim; devido ao fato de sua socialização, senso moral, cultural e humano.

     Já as crianças correm o risco de iniciar um jogo/ brincadeira e acabar desistindo, dependendo o  modo que é conduzido tal brincadeira, e ou conforme é o seu desempenho. Tem- se que ter cuidado para ele não ficar de fora das atividades lúdicas e virar um expectador.

    Ao brincar com jogos didatizados em sala de aula temos outro fator a ser pensado, o de a crianças ainda não ter todo o conhecimento necessário para este brincar, ou seja, ela ainda não assimilou todo o conteúdo, completando o aprendizado.

   O professor sempre cai nessa " jogadinha" de lançar um jogo com intuito lúdico, mas que na verdade é para avaliar o rendimento do aluno, ou reforçar determinados conteúdos.

 

 




sábado, 11 de junho de 2016

             

                                Poesia Infantil no Brasil

                          

         A poesia infantil aparece no Brasil só no final do século XIX, onde os primeiros poemas são constituídos de falas contendo conselhos e desejos dos pais para os filhos. São mencionados valores, virtudes, a visão moral também é mencionada  e o  desejos de felicidade para seus queridos. 

           Enquanto  poesia vai se instalando nas escolas, mudam também os temas mencionados,  entrando agora a  moralidade e civismo, o bom comportamento e mantendo  os conselhos para os pequenos.

           O estudo  das poesias para o público infantil não  se constitui  apenas de letras, há também a implantação de  desenhos ilustrativos, facilitando a interpretação e chamando a atenção do público alvo. A ilustração completa o significado do poema.

         A composição dos poemas também deve ser levada em conta,  este pode ter versos simples, sem dificuldades para as crianças, tratar de assuntos simples e atrativos,  visando sempre a educação moral das crianças.

       Feliz as crianças que desde cedo têm contato com esse gênero literário.

     

quinta-feira, 9 de junho de 2016

     
                                                         JOGOS NA SALA DE AULA


   
                                                                              




“ O jogo possui uma enorme importância educativa e podemos dizer que a criança que não brinca é uma criança doente. Por meio do jogo a criança pode aprender uma grande quantidade de coisas, tanto na escola como fora dela, e o jogo não deve ser tratado como uma atividade supérflua, nem deve ser estabelecida uma oposição entre trabalho escolar e jogo sério.” (DELVAL, 1998).

 O jogo  é uma importante ferramenta  para o desenvolvimento motor,  social, emocional, moral; além dos valores  e o lado intelectual  da criança. Ele explora muitos sentimentos que afloram na criança durante um jogo, e até mesmo no início dele; pois pode haver discordância  na formação da equipes e até mesmo no estabelecimento e cumprimento das regras.

 Tão fundamental quanto o jogar é o tempo disponibilizado para isso,  o local destinado e organizado para tal, o como jogar e com quem jogar. A presença do professor é fundamental  para observar e avaliar mais do que nunca, o processo de aprendizagem , e o modo de interação entre as crianças.  Cabe ao professor intervir quando o diálogo entre os integrantes do grupo não é mais possível e esse  impasse está maior que a capacidade de entendimento.

A arte do jogar em sala de aula é um excelente instrumento de trabalho do professor e fonte de conhecimento para o aluno.


domingo, 29 de maio de 2016


                                                  D E S E N H O



                             



          Quem pensa que desenho é um simples desenho, está enganado. Quem vê um desenho e diz  que é um rabisco sem sentido e  sem noção, também está enganado. Todo desenho remete á uma situação, uma etapa vivida pela criança e que é importante para o seu crescimento intelectual, motor e moral.
            Através de um desenho conseguimos determinar e entender  pensamentos  que a criança tem e situações pela qual está passando; muitas vezes conseguimos salvar crianças de situações de risco.



                                   

Tanto é importante  o desenho, que Luquet desenvolveu suas etapas.





  •  realismo fortuito -  que implica no descobrimento do significado do desenho durante a sua realização,
  •  realismo frustrado - a criança não é capaz de organizar os elementos do modelo em uma unidade  como pede a ordem,
  •  realismo intelectual - é a representação de traços essenciais do objeto sem que haja consideração da perspectiva,
  •  realismo visual -  que começa representar somente o que vê a partir de um ponto de vista determinado.

      O desenho é uma representação da realidade.        

 









                                       DÓ - RÉ - MI - FÁ - SOL - LÁ - SI

                                

          Quem nunca  cantarolou uma canção por aí?
       
          Cantarolar todo mundo cantarola, mas entender sobre a composição da letra e tudo o que está por trás dela, para que ela seja cantarolada, não é uma coisa muito fácil.

           A música  é uma linguagem sonora. Assim como a fala é representada pelo alfabeto, o  deficiente auditivo ( mudo) é auxiliado pela linguagem de sinais - Libras- e a música fica a cargo das notas  musicais. Todas as linguagens são compostas por regras e identificadas facilmente por todos que a utilizam.

          Falando em notas musicais, estas também são "faladas" na linguagem de sinais, contemplando também a pessoa surda que se emociona ,  dança e expressa-se  com o auxílio de outros sentidos. A música rompendo barreiras e encantando todos ao seu redor!

         Dó, ré, mi, fá, sol, lá, si é  a sequência organizada de notas e é chamada de escala. Para chegar a esta sequência retirou-se as sílabas  iniciais  do Hino a São João Batista há muito tempo atrás, e perdura até os dias de hoje.

         Lá lá lá....