sábado, 17 de novembro de 2018


                         2017

             Imagem relacionada

Realizo citações completas com páginas, autores e anos;  e comento.
Muitas postagens sobre EJA e como trabalhei com essa modalidade, algumas dúvidas e acertos no trabalho, formas de entender e assimilar melhor o conteúdo.
As formas de como o meio influi no aprendizado da criança.
Muitas novidades  sobre projetos, conselho escolar, avaliação e planejamento de como devem ser realizados; inconformidade com a minha realidade.
 Etnia bastante evidente nas postagens bem como método Piagetiano  e crianças com alguma especificidade, como inseri-los na sala de aula, tratamento e seus direitos.
É visto a melhora na qualidade das postagens  do início do curso  até então.

quinta-feira, 15 de novembro de 2018


                                           2016 

         Tenho postagens com  comentários e um ponto de vista mais crítico sobre os assuntos e mais relacionados aos conteúdos estudados. Relato fatos de minha infância, na sala de aula e na escola em si.
         Outras postagens são sobre a interdisciplina de Libras e sobre planejamento, mantendo o mesmo viés de antes, conteúdos, conhecimento, resumindo textos e comentários.


domingo, 11 de novembro de 2018

 LEITURA É FUNDAMENTAL
                                                  MÍDIA X ESCOLA
                                                                                    E CASTIGOS

Análise de situações de minha infância,  relatos  de pessoas mais velhas e textos lidos. Não muito fundamentadas, parto de citações, mas não me detenho á elas.

   Após  em outra postagem cito somente conteúdos em outras postagens e não comento.  E quando me arrisquei comentar fui infeliz, pois apenas coloquei minha opinião, mas não aprofundei com o contexto e autor.

Acho que melhoramos quando iniciam os comentários..... até então, nada a não ser o meu pensamento .

 
 

Minhas postagens de 2015.


 Percebo que estava muito confuso com o que escrever, como escrever, para que escrever, muitas dúvidas, e muitas coisas  que poderiam ser excluídas. O diferente causando seu temor e assustando uma iniciante nessa área.
Depois de alguns meses se fez a noção da construção do conhecimento e sintetização no blogger.  Iniciei a comentar e postar assuntos das aulas e dos textos lidos; também fazia comparações com a minha infância

domingo, 10 de junho de 2018


                       
É assim que se faz!

                                    Resultado de imagem para  alfabetizacao  de paulo freire

                        Paulo Freire defendia e praticava uma proposta que ainda hoje estamos tentando implantar nas escolas, penso que passaram  anos e ainda não concretizamos esse fato, estamos  caminhando vagarosamente.
                        Idealizava uma educação libertadora, onde o conhecimento  que professor e alunos possuem  constituem culturas paralelas e  distintas, mas nenhuma maior ou melhor que a outra, complementam-se dando significado ao  estudo e  á necessidade de ambos.  Defendia que o melhor meio de ensinar alguém é partindo da investigação, onde  procura-se palavras significativas  para o educando inteirando-se do que ele conhece. A tematização vem logo a seguir onde o significado é levando em consideração, formando elo com as vivências e a conscientização do objeto como um todo; aqui é feita a exploração do tema e as discussões a respeito.  E por fim, a problematização  onde a criticidade e a construção do pensamento  são a inspiração para a construção do seu novo contexto; a conscientização do aluno.
                     O objetivo de Freire é inquietar e conscientizar o educando, levá-lo a ler o mundo   por seus próprios meios, e não pelo que lhe é oferecido; ele quer que seus alunos escrevam sua própria história.


sexta-feira, 8 de junho de 2018


               Novamente  falando de EJA e sua clientela.....


                          Resultado de imagem para eja

            Na alfabetização  dos alunos de EJA o primeiro passo que me impressionou foi que os processos de alfabetização que acontecem nas crianças – idealizado por Emília Ferreiro –  também acontecem com os adultos, todas as fases.   E juntamente com essa descoberta,  entende-se que, como as crianças os adultos também tem um saber intelectual  a ser considerado, mesmo  não sendo escolarizados; e  cabe ao professor valorizar esse conhecimento através de suas práticas pedagógicas.
            O adulto que procura a escola para se alfabetizar é uma pessoa castigada pela sociedade iniciando pelo fato de não ter lhe dado o direito à educação, de ter-lhe permitido a  saída da escola para suprir necessidades básicas. É também uma pessoa dependente dos outros e com o emocional abalado,  fixado num sistema de poder e domínio sobre os mais desprovidos de autonomia e autoconfiança.
           Quando esse aluno chega á escola, não está somente a procura de alfabetizar-se , mas sim  em busca de  sanar muitas feridas que a sociedade abriu nele. Quer  dignidade, direitos, ânimo valorização, confiança, saber e condições de vida melhor para ele e os que dele dependem.