Novamente falando de
EJA e sua clientela.....
Na alfabetização dos alunos de EJA o primeiro passo que me
impressionou foi que os processos de alfabetização que acontecem nas crianças –
idealizado por Emília Ferreiro – também
acontecem com os adultos, todas as fases. E juntamente com essa descoberta, entende-se que, como as crianças os adultos
também tem um saber intelectual a ser
considerado, mesmo não sendo
escolarizados; e cabe ao professor
valorizar esse conhecimento através de suas práticas pedagógicas.
O adulto que
procura a escola para se alfabetizar é uma pessoa castigada pela sociedade
iniciando pelo fato de não ter lhe dado o direito à educação, de ter-lhe
permitido a saída da escola para suprir
necessidades básicas. É também uma pessoa dependente dos outros e com o
emocional abalado, fixado num sistema de
poder e domínio sobre os mais desprovidos de autonomia e autoconfiança.
Quando esse aluno
chega á escola, não está somente a procura de alfabetizar-se , mas sim em busca de
sanar muitas feridas que a sociedade abriu nele. Quer dignidade, direitos, ânimo valorização,
confiança, saber e condições de vida melhor para ele e os que dele dependem.
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