sexta-feira, 16 de outubro de 2015




 Alguns comentários sobre aulas de psicologia..... ( Menos um  rosa!! )


No magistério lembro que a professora ensinou sobre ID, EGO e SUPEREGO; ficou um tempão ensinando, mas  não foi fácil entender  a função de cada um. Agora,  com o compartilhamento dos exemplos das colegas colaborou muito o entendimento.
Temos todos nós um bichinho incontrolável dentro de nós ( ID), um  EGO vacilante e um SUPEREGO racional.
Identifiquei os mecanismos de defesa no meu dia  a dia, principalmente o de transferência, onde transferimos emoções contidas para pessoas do nosso convívio, que não foram as causadoras das emoções. O caso costumeiro de um professor, que não fala o que quer pra determinado aluno, segura  para si tudo. Cria aquela dor de estômago conhecida também, ao chegar em casa, a primeira palavra errada, ou até mesmo o silêncio....... cai o céu!!! Chuta o balde, fala o que quer, o que pensa...... e sente-se aliviado!!! Por pouco tempo, porque logo após o desabafo, temos que nos explicar, para curar o mal estar causado por nada..... uma transferência simples de emoções.


Pablo, satisfaça-se com nosso desempenho..... (aula 15/10)
Voltando para casa, refletindo a hipótese levantada pelas colegas em aula  onde a instituição de ensino não prepara professor para o ensino " tipo teia " e interdisciplinar; penso que não prepara mesmo. Mas o não preparo da parte das instituições não deve ser impedimento para que essa educação não aconteça.
Deve partir  do teu preparo e conscientização de qual o melhor modo de ensinar e promover a aprendizagem, para dar o primeiro passo.
 Claro não é fácil, você ir contra um sistema prático e embalado, com pessoas adaptadas e acostumadas a esse "pensar metódico". Parece que você vai complicar o que está dando certo , mas penso que esse será o caminho para um resultado melhor.

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

A Sheila me  adotou!! Por livre e espontânea vontade!!!
 eeeeeeeeeeeeeehhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!!!!!!!!!!
Vou me comportar!


sábado, 19 de setembro de 2015

Metodologia utilizada no curso





                      METODOLOGIA INTERACIONISTA PROBLEMATIZADORA
Quem ouve pela primeira vez o nome da  metodologia do curso se assusta. Porque  quando se fala em problematizadora  lembra-se problemas e nem todos gostam de problemas. Interacionista  para quem está trabalhando, ouve sempre falar em interação/ interdisciplinar e trabalha com isso, só não sabemos se o fazemos de modo adequado.

Entendo que a ideia é através de instigações e levantamento de dúvidas , ou partindo de problemas vivenciados por nós, consigamos estabelecer  um vínculo com a teoria  que nos é passada  e a prática;  nunca  anulando o que  foi adquirido numa determinada matéria,  ampliando nossos conhecimentos e melhorando nossa prática didática.

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

 Alguém me diz se deu certo!!!!


TEMA 1- QUAIS MINHAS EXPECTATIVAS COM O NOSSO CURSO
A)     CONTEÚDO
B)      ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS
C)      COMO VOU CONTRIBUIR

Antes de chegar ao primeiro encontro tinha uma ideia diferente do que foi apresentado. Pensava numa pedagogia separada em blocos, enfatizando conteúdos já conhecidos, e ignorando nossas vivências.
Também acreditei que o método não iria ajudar muito na minha caminhada, mas logo vi que isso seria diferente; desde a metodologia de ensino, os conteúdos insterdisciplinarizados e direcionados especialmente para quem já possui uma caminhada. Tudo o que sabemos é aproveitado e debatido, nada é anulado, interligando conteúdo e conhecimento, assim ajuda que a matéria não seja esquecida e facilita a compreensão.

Creio que expondo  experiências de sala de aula, de convivências em família ou em grupo  muitas de  nós se identificarão com a situação e terão as respostas  que estão esperando em relação a atitudes a serem tomadas ou em mudanças a serem repensadas.  Pretendo absorver o máximo tudo o que é apresentado para melhorar minha postura como professora e também como ser humano.

domingo, 6 de setembro de 2015

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

incansável

  Meu Deus...como é presente o contato de um professor com o aluno nesse curso!! Isso sinceramente nunca tinha imaginado...é tão presente............... e tão acolhedor saber q você empacou, não sai mais do chão..... olha pro cel e tá lá!!! Tararã o Pablo com suas intermináveis tentativas de te ajudar, de ensinar, de ouvir, fazer algo pra te achar no meio do sistema inteiro  que tu fez, tu sabe, mas não sabe onde está! Diz ele que progredimos, hehehhe vamos ver amanhã, mas nunca me deixou falando sozinha e sem respostas................. e confessa professor, tava difícil!!!!! Até falamos via algo novo pra mim.....o tal do HANGOUT.... eu consegui gracas ao incansável Pablo; também essa parte me deixou quase maluca, mas foi..... e assim vamos indo!!!!
 Valeu pela aula presencial e totalmente emocional!!!!!!!!!!!!!!