Alguns comentários sobre aulas de psicologia..... ( Menos um rosa!! )
No magistério lembro que a professora ensinou sobre ID, EGO e SUPEREGO; ficou um tempão ensinando, mas não foi fácil entender a função de cada um. Agora, com o compartilhamento dos exemplos das colegas colaborou muito o entendimento.
Temos todos nós um bichinho incontrolável dentro de nós ( ID), um EGO vacilante e um SUPEREGO racional.
Identifiquei os mecanismos de defesa no meu dia a dia, principalmente o de transferência, onde transferimos emoções contidas para pessoas do nosso convívio, que não foram as causadoras das emoções. O caso costumeiro de um professor, que não fala o que quer pra determinado aluno, segura para si tudo. Cria aquela dor de estômago conhecida também, ao chegar em casa, a primeira palavra errada, ou até mesmo o silêncio....... cai o céu!!! Chuta o balde, fala o que quer, o que pensa...... e sente-se aliviado!!! Por pouco tempo, porque logo após o desabafo, temos que nos explicar, para curar o mal estar causado por nada..... uma transferência simples de emoções.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirOi Cândida!!! Você acha que os alunos também transferem para o professor, frustrações de suas vivências familiares?
ResponderExcluirAbç!!!
São humanos como nós né, logo transferem sim seus sentimentos. Mas acredito que não se dão conta do que fazem, e nós até temos essa consciência, de que explodimos com a pessoa errada.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir