GUARANI
Dizem os Guaranis :” que não é a exemplaridade que
ensina, mas o movimento de observação, imitação, experimentação e recriação que
conforma um aprender. Portanto as crianças desenvolvem-se imitando e
principalmente, fazendo, criando seu próprio
modo de fazer.” Citando que esse aprender é proporcionado às crianças da
tribo até seus 10 anos.
Essa fala Guarani me fez pensar se proporcionamos essa
interação aos nossos alunos se proporcionamos
que eles aprendam por si próprios ou se tudo o que fazemos é para cumprir as leis.
Somos nós professores que mantemos o domínio do brincar
do aluno, como, onde, quanto tempo; não deixando livre para a observação do
meio e perdemos de observar a maneira como ela se apropria de sua autonomia de
brincar. Podamos experiências e
iniciativas, acreditando estarmos corretas, dentro do sistema educacional
atualizado, mas perdemos para o modo de ensinar e educar Guarani, que
vem cultivando seus costumes e cultura há anos.
Nossas crianças têm
dificuldade de se desenvolverem
individualmente e coletivamente dentro dos nossos métodos educacionais, perdem o respeito pelo professor e pelo gosto
de aprender; pois são obrigados a aprenderem o que não querem e não precisam,
não é interessante no momento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário