quinta-feira, 28 de setembro de 2017


                                                CID- NÃO É NECESSÁRIO


                           Resultado de imagem para CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

                       Achei bem importante a fala do Skliar ao mencionar que quando um assunto volta a repetir-se, é porque ele não foi resolvido, no caso a inclusão. Bem citado, pois vejo nas escolas onde trabalho, que muito pouco é feito em relação á alunos inclusos,  e digo, que quando realizado, é feito de forma errada.  Chamou-me atenção que  a escola tem que ser hospitaleira, para todos os alunos, inclusive o incluso. Não sei se ela é tão hospitaleira ao aluno incluso, que está ai somente para fazer cumprir a lei.
                  Na nota técnica  também percebi que estamos  trabalhando de forma errada e  esperando o laudo para tomar uma decisão a qual sabemos qual é.  Acredito que o professor tem autonomia de perceber  alguma dificuldade do aluno,  e pode tentar melhorar e facilitar o atendimento á ele. O caso é, que sem laudo, não se tem atendimento especializado, para tanto precisamos de um médico, que enquadra o aluno em algum CID.   Mas o que me intriga, é a distância  entre uma dificuldade de aprendizagem do aluno  percebida pelo professor e o enquadramento de uma doença para um laudo.

                O laudo tira a autonomia do professor, mas o fato da escola sempre esperar  o mesmo, dá a segurança de que este precisa para também ausentar-se de falhas.

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