CRIANÇAS INDÍGENAS E SUA EDUCAÇÃO
A educação
da criança indígena parece básica e simples para nós; mas é rodeada de crenças,
histórias didática, diversão e respeito.
São autônomas e independentes em seu brincar e no decorrer do seu dia a
dia.
Não são
punidos e nem reprimidas por suas
atitudes, são educadas com amor por todos integrantes da tribo, os quais se
preocupam com a sua educação; as crianças respeitam os mais velhos e todas são
tratadas sempre com delicadeza. Todos da tribo são responsáveis pela formação
de cada um, onde os processos de aprendizagem e seu tempo de aprendizagem são sempre respeitados.
Os índios
contemplam a coletividade
realizando tarefas coletivas diariamente, mas respeitam muito a
individualidade de cada criança, a qual depende dela somente a procura pelo
aprender , para poder melhorar pessoalmente e virar um adulto indígena.
Os índios
mais velhos acreditam que todas crianças
chegarão no momento do “ estalo” de evoluir por vontade própria, por
necessidade e como eles mesmos citam: “
aprendi por mim, da minha própria cabeça”,
comprovando o que afirma Aquino (2012, pg. 78): “ A criança aprende sem ninguém lhe mandar.”
Como escola, não observamos nossos alunos,
muitas vezes não educamos com amor e não nos deixamos observar para as crianças
aprenderem com exemplos, e sempre que podemos
punimos os mesmos severamente. Percebo que não obtemos sucesso nas punições, e perdemos muito na aprendizagem das crianças e
no seu desenvolvimento social, mantendo o
foco nos conteúdos a serem vencidos .
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