FRACASSO ESCOLAR
“ O
êxito ou o fracasso das crianças na escola se explica pela distância
de sua cultura ou língua em relação à cultura e a língua escolares.” ( Noé, Alberto)
Há nas escolas hoje, muita preocupação em se fazer cumprir leis,
leis que estão fora dos contextos
familiares e culturais existentes. O Brasil é muito plural em suas culturas e regiões
não podendo contemplar nelas somente uma lei,
e nem a lei contemplar todas as realidades de todas as regiões, pois esta não
é especificada e sim muito ampla.
Devido á
esse fato, temos várias realidades, e se
essas realidades não forem respeitadas e estudadas, trataremos de assuntos desinteressantes e desfocados para o
aluno, originando ai, o seu fracasso escolar, pois a escola não
atende suas necessidades , especificidades e curiosidades. Geram-se dois mundo
que fazem parte de um todo, mas
divididos entre si: o mundo que eu estou
inserido e domino os conhecimentos, o mundo familiar e cultural de onde vivo; e
o mundo escolar, que ensina o que tem que ser ensinado, mesmo não me atraindo,
e que de algum modo, servirá para o futuro.
Não podemos separar contexto familiar e escolar, a pessoa que interage nesses dois
meios é a mesma , ela não é compartimentada ou subdividida. Para uma criança
fazer essa diferenciação é difícil, e
nós adultos/ professores temos que fazer com que essa separação não ocorra,
seja um contexto só de vivências e
aprendizagens, ambos completando-se, somando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário