domingo, 20 de dezembro de 2015

                   
                           RETA FINAL


                        

                   

                       BANCA APRESENTADA.
                       

                       

           FELIZ COM OS APRENDIZADOS, COM OS RESULTADOS, COM AS NOVAS PRÁTICAS E COM O NOVO MODO DE PENSAR.

OBRIGADO!!  E PARABÉNS PRA MIM!!

           
     
                                                           INCLUSÃO

                            


            A lei existe, que a criança com algum tipo de deficiência tem que estar inclusa  isto é; estar na escola juntamente com as outras crianças e participar das mesmas atividades que estas. Concordo.
            O que me perturba é o fato de professores não aceitarem tais crianças e para isso alegam despreparo. Alegam que tem que ter cursos, capacitadores para lidar com as crianças inclusas.
           Eu acredito que para lidar com qualquer tipo de criança, tem que ao menos ter um coração livre de maldade e cheio de inocência. Tem que estar livre de qualquer  pré conceito e estar aberto a receber todas as formas de carinho e amor existentes, pois todas as crianças , especialmente as inclusas, são cheias de amor  para dar.
          O professor precisa de uma capacitação aperfeiçoada para lidar com estas crianças, sim, mas para não deixar que lhe fale algo, para o melhor aprendizado da criança; e não como forma de desvio para não ter que dividir o mesmo espaço que elas. Isso é crueldade e maldade por parte do professor.
   
 

                                           Educação Infantil

                              

                  A educação infantil tem que ser repensada. Fiquei pensando que antes de implantar novas leis, tem que pensar como vai se fazer, que clientela vai abranger,  o que vai se ensinar, conteúdo, matéria, ou dar o  direito a criança a brincadeira, a liberdade e as  novas experiências.
                Ou é só mais uma oportunidade de transformar muito antes,  a se moldar a criança em adulto, sem dar-lhe o direito de vivenciar sua infância  dignamente.
                Quero saber o que vale mais, o número de crianças na escola, ou o método utilizado para torná-la cidadão atuante. A criança tem que ser e estar feliz, onde está, e ser  incentivada para que isso aconteça.


                             
                     
                        Filminho !!!!!
   
                   

   
        Quando disse que estava assistindo o comentário foi o seguinte: " a pedagogia não muda, também assisti na faculdade esse filme".
         Pois bem, assistir, todo mundo assiste, fazer reflexões nem todo mundo faz, e mudar a metodologia em sala de aula, menos ainda.
        Depende da maneira que você  interpreta e se propõe a mudar que vai fazer a diferença na sua vida.  E não o simples fato de ver o filme.
     
       A criatura que fez o comentário ao meu ver, continua como se não tivesse assistido.

sábado, 12 de dezembro de 2015

                             

                     Mais um caso de sofrimento, dor e inclusão. Não tem como não se revoltar. Não tem como não pensar que a inclusão não machuca ninguém. Nem todos tem a capacidade de entender.

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

                TIPO TATU, NÃO SAI DO BURACO. E QUANDO SAI, MORRE.

                                      
 ESTOU ASSIM!!!
   
                                               ALFABETIZAÇÃO - FASES DA ESCRITA

* HIPÓTESE PRÉ SILÁBICA









* HIPÓTESE SILÁBICA







*HIPÓTESE SILÁBICO ALFABÉTICA




























*HIPÓTESE ALFABÉTICA

















           CADA ALUNO AO SEU TEMPO , DO SEU MODO E  COM SUAS VIVÊNCIAS, TODOS CHEGAM NO FINAL DA CAMINHADA!!!

           TEMOS QUE TER RESPEITO PELO TEMPO DE CADA UM, INCENTIVO  AO AVANÇO,  INTERAÇÃO COM O APRENDIZADO E PLANEJAMENTO ESPECÍFICO PARA SANAR DIFICULDADES ENCONTRADAS.






domingo, 29 de novembro de 2015

                                                                       MEIO SOCIAL

           O meio social onde a criança vive influencia culturalmente o seu desenvolvimento intelectual. Se não convivem com meios  que abordem o conhecimento, a leitura, a compreensão e a decisão de ideias, tem dificuldades em aprender, em assimilar ideias e conteúdos, e também dificuldade ao expressar-se.      Ficam " escondidos " de novos pensamentos e acabam aceitando sua condição.
             Acredito também que tais crianças não tem acesso  a cultura devido suas condições financeiras e culturais, pois todas as reportagens que assistimos, temos como resposta que elas gostariam muito de estudar, mas não tem condições. Tem que ser crianças adultas, para ajudar na renda familiar e acabam abrindo mão do estudo que a elas seria direito.
                Não gosto muito disso!!!!  Me revolta!!! Me deixa triste!!


                       
                                                           

                                                                     INCLUSÃO


                                        



                       É instituída a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.

                     A lei existe, as crianças estão aí nas escolas,  o que me pergunto é sobre a condição de igualdade se ela existe mesmo de fato dentro da sala de aula ou é mascarada ?  Bem como  à sua inclusão social e cidadania.É fácil escrever e falar, quero ver o praticar. Quero  ver se esta criança sente-se inclusa, realizada, socialmente igual e ativa na sociedade. E também quero ver na realidade quantos professores tentam fazer com que isso aconteça e quantos se fazem de despreparados para atender tais crianças.




sábado, 28 de novembro de 2015

               

                                               
                           LEMBREI -ME  O QUANTO GOSTO.          


DO LIVRO:

                 :
                           " ....  por uma lógica de tipo diferente, que pode ser descrita como metafórica, fantasiosa, difusa, elíptica e ambígua." ( pag54.)

                 " A metáfora é um excelente instrumento para ajudar a " pensar em algo diferente "".( pag 54)

            MAIS  CHARLES CHAPLIN:
             

                                                             


                 Falamos muitas vezes como palhaço sim! Mas também dizemos muitas verdades que queremos dize-las  que só é possível para quem vai ouvi-las em tom de brincadeira.
                  Sempre gostei desse pensamento e muitas vezes o ponho em prática e cito-o no dia a dia.

                            LINDOOOOOO!!!!

 VERDADE QUE NOS UTILIZAMOS DESSE ARTIFÍCIO, VEM DIZER QUE NÃO!?


                 
                                          MISTUREBA  DE PENSAMENTO




               





     
             No livro UM TOC NA CUCA na página 53 foi feita a seguinte pergunta  para as pessoas responderem:
           
                                                   O QUE VOCÊ ACHA QUE É A VIDA ?
             
 Daí  tem uma resposta: A VIDA É COMO UM LABIRINTO EM QUE SE TENTA EVITAR A                                                SAÍDA.

Daí entra o livro  QUEM É VOCÊ, ALASCA? Onde a personagem principal  fala que a vida é                                         também um labirinto mas onde se tenta chegar na saída.

          Acho que concordo com  com os dois pensamentos onde  diz que  a vida é um labirinto.. Mas em se tratando em sair dele ou não, acredito na Alasca onde se tenta constantemente encontrar a saída. Essa é a lógica de um labirinto, encontrar a saída, mais rapidamente possível e sem entrar em pânico.  E ela diz que para sair do labirinto tem que ser rápido e direto.
           Aqui também encontrei o meu pensamento " exato" da outra postagem, bem lógico.

                                               UM TOC NA CUCA
                                   
                                       

         "EXISTEM DOIS TIPOS DE PESSOAS NO MUNDO: AS QUE DIVIDEM TUDO O QUE EXISTE EM DOIS GRUPOS E AS QUE NÃO FAZEM CLASSIFICAÇÃO " (Pag.41)

       
          Eu sempre pensei assim, e para mim é lógico esse pensamento dividido, é muito prático classificar em duas partes, a urgente e a menos importante, o necessário e o supérfluo, o que agrada e o que desagrada....... Sempre pensei assim e comentei isso com uma colega, e ela me respondeu, é que somos das exatas, por isso fazemos assim.
          Penso que sim, somos práticas, pode ser por causa da " exatas" mas também pode ser da educação realizada pelos pais, me lembro de um monte de situações que eles me perguntavam porque segui tal sequência na realização das tarefas, e eles sempre me mostravam um outro modo, mais rápido, eficiente e menos trabalhoso.
           Será que juntei os dois modos, o dos meus pais, e o da " exatas "?
           
                                                  SEM SONO- PARTE II

               
                          

 AI QUE BONITINHO!!!!
             Bonitinha a imagem, porque ficar acordada de noite, não é fácil. Mas aqui sem sono, durante a noite organizo o pensamento e reflito as atitudes do dia e penso nas do dia seguinte. Planejo estratégias, organizo os horários, o que vou fazer primeiro e tal.
            Vejo que isso está se tornando  corriqueiro, logo penso que terei que alterar a lista de horários para estudo, pois encontrei mais um horário disponível. A MADRUGADA!!!!!!!
           Bem dizia um professor meu da faculdade: _" O que você faz da meia noite às seis"
                                                                                 _ " Durmo!" ( Piiiiiiiii, piiiiii)
                                                                                 _  " Então, estuda!!!"
               
                   REALIDADE:  Cá estou eu !!!!!!    Ele iria amar saber disso!!!!





                                                                   SEM SONO- PARTE I




                                              

              Segundo a psicologia enquanto dormimos revive-se os temas abordados durante o dia e inconscientemente conforme sua importância eles ficam armazenados em nossa memória, ou são esquecidos.
              Digo que isso também acontece quando não se dorme. Pois fica se pensando o teu dia todo e pensando, e pensando..... e nesses pensamentos cheguei a conclusão que reativei meu cérebro adormecido, acelerei o ritmo de vida e agilizei o pensamento.
               Foram várias as variáveis que contribuíram para isso , mas como saldo final temos rendimento positivo, a não ser, as noites bem mal dormidas.!!!!!


sexta-feira, 20 de novembro de 2015



    Fazendo a atividade de infâncias, lembrei desse livrinho. É LINDO !!!




Sempre conto essa história pras crianças.
E antes que me perguntem de que tendência ele faz parte, já vou dizendo  que a 2ª.
Ah, as ilustrações são de mais!!!!!

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

       SOFT, SOFT, SOFT, SOFT






Mas a pergunta  que ninguém se faz é:
  Por que fazem propagandas somente com uma etnia racial, todas as crianças são assim, saudáveis, brancas , alegres, limpas, e gordinhas?
 Onde estão as outras crianças, não são dignos de aparecer diante dos nossos olhos todos os dias?
Excluímos nossas crianças negras que também são rechonchudas, cheirosas, limpas e saudáveis por causa de nossa cultura ou ignorância ?
 Quem finge não ver essas crianças, ou finge não ver as crianças magras, quem ignora a sua beleza e sua saúde , com certeza não tem um coração soft!
  Pois todas as crianças são soft, vivam onde vivam  e sejam da cor que forem, quem torna uma criança  não soft, são os adultos .




quarta-feira, 18 de novembro de 2015


                                            O CARA

 Continuo dizendo que ele é de personalidade forte.
 Ele desvendou com suas terapias que a  sexualidade manifesta-se na criança desde cedo. E que vários sintomas dessa interrupção  da manifestação são vistos em adultos que se obrigam a procurar ajuda no divã.



Fase oral (0 a 1 ano aproximadamente) – a região do corpo que proporciona maior prazer à criança é a boca.
Fase anal (2 a 3 anos aproximadamente) – nesta fase o prazer está ligado ao ato de controlar as necessidades fisiológicas.
Fase fálica (3 a 5 anos aproximadamente) – nesta etapa do desenvolvimento a atenção da criança volta-se para região genital.
Fase de latência (6 a 12 anos aproximadamente) – deslocamento da libido da sexualidade para atividades sociais aceitas.

Fase genital (13 a 18 anos aproximadamente) – nesse período há uma retomada dos impulsos sexuais. 
                 
                               Criança ou Adulta

                       

                 Não sei o que os pais pensam em proporcionar esse tipo de atividade/ realidade para a criança. Penso que estão induzindo a menina a ter um comportamento de adulto, roupas e conduta de adulta, tirando sua infância e sua ingenuidade.
                  Criança tem que brincar ludicamente, ler, se divertir, aprender de modo criativo, e não pousar de gente grande, com tudo o que tem direito. Acho que expor um filho dessa maneira  é não se preocupar com as consequências  dessa exposição. Está mostrando uma  criança  adulta que não é.

terça-feira, 17 de novembro de 2015

  " MATAR O MESTRE PARA SE TORNAR O MESTRE DE SI MESMO "

    Pensamento forte e bem significativo.
     Entendo que depende muito da personalidade forte, foco e determinação que Freud tinha sobre seu objeto de estudo.
    Não é fácil tornar-se mestre de si, defendendo o que se pensa e esse pensamento ser contra toda uma criação cultural e social, onde não se está acostumado a quebrar regras e sim, segui-las.
    Ser mestre de si tem seu preço.
   
 

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

 Ainda existem cercas no pensamento e nas atitudes do ser humano.

Ainda existe uma repulsa aos povos diferentes.

Ainda existe uma política dominante.

Fato marcante na história e  desconhecido por muitas pessoas.


Comovente como sempre.

                                                  MÍDIA X ESCOLA


 Os alunos convivem com a internet diariamente, com meios de comunicação bem avançados do que papel e caneta. Entende-se que há um domínio então do básico mas não atraente  conhecimento de informática. ERRADO! Ao solicitar um trabalho digitado e enviado, via email, e esteticamente agradável, vemos que  eles não compreendem o básico e sim só o que lhes interessa. Também percebi um monte de abreviações corriqueiras, mas que não comportam um trabalho escolar.  Me desanimei!


                               


    LEITURA É FUNDAMENTAL


    Vejo que no cotidiano dos alunos não tem espaço para a leitura. Tem tempo pra falar de tudo o que é bobagem  e nada de produtivo, menos ler. Isso faz com que se tornem limitados no pensamento e com conhecimentos restritos á vários assuntos.
     Tem que ler meninada!!!!





terça-feira, 20 de outubro de 2015



O QUE MESMO EXISTIU NA ESCOLA  ( outro rosa a menos!!!!!)
 
   E  não é mentira não, o que o texto mostrou a respeito dos castigos dados ás crianças. Meus pais passaram por alguns e eles são sessentões,  a escola é mais antiga. Lembro que eles diziam que  um simples gesto inoportuno ou uma risada fora de hora, algo que soasse como desrespeito ao professor, mesmo não o sendo era castigo na certa. Então a palmatória, os grãos de milho e tampinhas para ajoelhar-se existiram sim.
   Sempre ri da história de um professor da minha mãe. Quando entrava na sala de aula mandava todo mundo tomar banho no rio que passava ali perto. Não importava a estação do ano, eram todos pra fora na água fria, lavar-se; menos a filha dele....... acho que ele se baseou no início da escola para tomar tal atitude, onde  priorizavam muito a higiene pessoal.
     Gente,  eles iam a pé, descalço, com pouca roupa, e muito menos material. Escreviam em sacos de pão, apagavam e copiavam no mesmo saco. Ou seja, tu aprendia na hora, porque depois não tinha caderno ou um lembrete do que havia sido explicado na aula.
      O que me irrita é que ainda tem professores que pensam e agem como  antigamente. Muito antigamente, pois a descriminação social ainda existe, o não entendimento das condições higiênicas são alvo de comentários pejorativos em relação ao aluno. A falta de material é tolerada para uns e duramente  exigida e punida a sua falta para outros.....
      Isso não pode acontecer, assim como a forma de tratamento  com tais alunos.
 Com uns alunos filhos de pessoas influentes ou partidariamente influentes  as " palavras são escolhidas ao falar  "  para não ofender o aluno e não ter consequências. Outros daí exigem um vocabulário mais firme, uma atitude mais dura , um castigo; sem preocupar-se com as consequências.
  Isso acontece só por causa do nível social das pessoas?  Triste fim.




sexta-feira, 16 de outubro de 2015




 Alguns comentários sobre aulas de psicologia..... ( Menos um  rosa!! )


No magistério lembro que a professora ensinou sobre ID, EGO e SUPEREGO; ficou um tempão ensinando, mas  não foi fácil entender  a função de cada um. Agora,  com o compartilhamento dos exemplos das colegas colaborou muito o entendimento.
Temos todos nós um bichinho incontrolável dentro de nós ( ID), um  EGO vacilante e um SUPEREGO racional.
Identifiquei os mecanismos de defesa no meu dia  a dia, principalmente o de transferência, onde transferimos emoções contidas para pessoas do nosso convívio, que não foram as causadoras das emoções. O caso costumeiro de um professor, que não fala o que quer pra determinado aluno, segura  para si tudo. Cria aquela dor de estômago conhecida também, ao chegar em casa, a primeira palavra errada, ou até mesmo o silêncio....... cai o céu!!! Chuta o balde, fala o que quer, o que pensa...... e sente-se aliviado!!! Por pouco tempo, porque logo após o desabafo, temos que nos explicar, para curar o mal estar causado por nada..... uma transferência simples de emoções.


Pablo, satisfaça-se com nosso desempenho..... (aula 15/10)
Voltando para casa, refletindo a hipótese levantada pelas colegas em aula  onde a instituição de ensino não prepara professor para o ensino " tipo teia " e interdisciplinar; penso que não prepara mesmo. Mas o não preparo da parte das instituições não deve ser impedimento para que essa educação não aconteça.
Deve partir  do teu preparo e conscientização de qual o melhor modo de ensinar e promover a aprendizagem, para dar o primeiro passo.
 Claro não é fácil, você ir contra um sistema prático e embalado, com pessoas adaptadas e acostumadas a esse "pensar metódico". Parece que você vai complicar o que está dando certo , mas penso que esse será o caminho para um resultado melhor.

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

A Sheila me  adotou!! Por livre e espontânea vontade!!!
 eeeeeeeeeeeeeehhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!!!!!!!!!!
Vou me comportar!


sábado, 19 de setembro de 2015

Metodologia utilizada no curso





                      METODOLOGIA INTERACIONISTA PROBLEMATIZADORA
Quem ouve pela primeira vez o nome da  metodologia do curso se assusta. Porque  quando se fala em problematizadora  lembra-se problemas e nem todos gostam de problemas. Interacionista  para quem está trabalhando, ouve sempre falar em interação/ interdisciplinar e trabalha com isso, só não sabemos se o fazemos de modo adequado.

Entendo que a ideia é através de instigações e levantamento de dúvidas , ou partindo de problemas vivenciados por nós, consigamos estabelecer  um vínculo com a teoria  que nos é passada  e a prática;  nunca  anulando o que  foi adquirido numa determinada matéria,  ampliando nossos conhecimentos e melhorando nossa prática didática.

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

 Alguém me diz se deu certo!!!!


TEMA 1- QUAIS MINHAS EXPECTATIVAS COM O NOSSO CURSO
A)     CONTEÚDO
B)      ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS
C)      COMO VOU CONTRIBUIR

Antes de chegar ao primeiro encontro tinha uma ideia diferente do que foi apresentado. Pensava numa pedagogia separada em blocos, enfatizando conteúdos já conhecidos, e ignorando nossas vivências.
Também acreditei que o método não iria ajudar muito na minha caminhada, mas logo vi que isso seria diferente; desde a metodologia de ensino, os conteúdos insterdisciplinarizados e direcionados especialmente para quem já possui uma caminhada. Tudo o que sabemos é aproveitado e debatido, nada é anulado, interligando conteúdo e conhecimento, assim ajuda que a matéria não seja esquecida e facilita a compreensão.

Creio que expondo  experiências de sala de aula, de convivências em família ou em grupo  muitas de  nós se identificarão com a situação e terão as respostas  que estão esperando em relação a atitudes a serem tomadas ou em mudanças a serem repensadas.  Pretendo absorver o máximo tudo o que é apresentado para melhorar minha postura como professora e também como ser humano.

domingo, 6 de setembro de 2015

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

incansável

  Meu Deus...como é presente o contato de um professor com o aluno nesse curso!! Isso sinceramente nunca tinha imaginado...é tão presente............... e tão acolhedor saber q você empacou, não sai mais do chão..... olha pro cel e tá lá!!! Tararã o Pablo com suas intermináveis tentativas de te ajudar, de ensinar, de ouvir, fazer algo pra te achar no meio do sistema inteiro  que tu fez, tu sabe, mas não sabe onde está! Diz ele que progredimos, hehehhe vamos ver amanhã, mas nunca me deixou falando sozinha e sem respostas................. e confessa professor, tava difícil!!!!! Até falamos via algo novo pra mim.....o tal do HANGOUT.... eu consegui gracas ao incansável Pablo; também essa parte me deixou quase maluca, mas foi..... e assim vamos indo!!!!
 Valeu pela aula presencial e totalmente emocional!!!!!!!!!!!!!!

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Eu disse que iria criar um pra vc!!!!!
Acho que agora aprendi!!!! Me segurem......ehehheeh