sexta-feira, 31 de março de 2017

                         

                       Resultado de imagem para 2017


QUE VENHA , CHEIO DE APRENDIZAGENS E CONHECIMENTOS!!!!!

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016


                               ASSIM CHEGAREMOS NAS RESPOSTAS.....



                                 Resultado de imagem para metodo globalizado frases


MÉTODO GLOBALIZADO  é  a quebra das disciplinas engessadas que os professores e as instituições insistem em ministrar. É olhar  para o aluno e deixar ele dizer o que o inquieta  e apoia-lo na busca das respostas para a sua inquietação;  deixar o aluno direcionar-se na  sua aprendizagem.

Os conteúdos estão presentes nas descobertas dos alunos, mas não são o objeto do estudo  bem como o fazemos , mas são o caminho para a resolução do seu questionamento. 

Acredito que deixamos de ensinar muito ao aluno e deixamos de aprender quando ministramos conteúdos e conteúdos  dando-os valores demasiados.


Penso que para haver  a mudança de método é preciso estar  preparado para pensar , agir, interagir mais; pois o  processo não está com o caminho traçado, onde sabemos exatamente onde pisar, as curvas que teremos, como acontece nos nossos conteúdos. É  impreciso e abrangente, onde teremos que dominar e aprender  muitas outras coisas  que não se  aprende quando se sabe o caminho.

Os conteúdos disciplinares são imprescindíveis, mas não são a base para decidir a sequência didática em sala de aula.
                                 Resultado de imagem para ppp escolar
            Todos profissionais da área já ouviram falar no PPP da escola, mas poucos sabem do que realmente se trata.

            O PPP é o registro de ideias e metodologias de ensino a serem implantadas na escola e que foram debatidas em conjunto com toda equipe diretiva, professores, alunos e comunidade. Ele é o planejamento  de onde queremos chegar, como queremos, para quê queremos,  de onde partimos e se isso satisfaz nossa clientela.

         Com ele temos uma visão de futuro, uma perspectiva de desafio dos limites,  umafronte do real, e um leque de possibilidades para levar aos nossos alunos além dos conhecimentos, um  reforço do humano, do caráter político, crítico, participativo e  integrado com o meio escolar e o social.

          O marinheiro tem sua bússola como guia, e a escola tem o PPP.

sábado, 10 de dezembro de 2016

CURRÍCULO





Resultado de imagem para curriculo escolar



                O  currículo é um norteador de conteúdos programáticos que devem ser seguidos pela escola. Um problema do currículo é a sua desatualização perante as mudanças no ensino, onde não estão inclusos temas contendo civismo, moral, valores que contribuem para a melhora do homem como um todo e seu meio.  Com esse modelo, não temos a liberdade de pensamento, de expressão do ser humano , a falta de democracia e da ausência de uma escola melhor.
    
              Outro problema do currículo é o modo como ele é formulado, não havendo a participação de todo contexto escolar, professores, alunos e comunidade, não tendo a observância de todos os ângulos relacionados aos problemas.

       O currículo que  atual é dito arcaico, contendo ideologias  inadequadas, relacionadas ao século XVII,  centrado em disciplinas tradicionais, engavetadas e explicadas e entendidas separadamente uma da outra; não havendo e nem deixando a possibilidade de um ensino interdisciplinar.

         Temos que desconstruir esse modelo  autoritário  existente e pouco funcional.

                                                      MUSEU : MEMÓRIA EM PEDAÇOS



                                         
                                       Resultado de imagem para museu domingos battistel


                                                                                 MUSEU DOMINGOS BATTISTEL  Nova Prata 

             O museu também é um espaço de memórias e aprendizagens divididas em partes como um quebra cabeça, que quando juntadas são repletas de conhecimentos e sentimentos; que despertam no aluno a curiosidade e o encantamento. Seus olhos brilham ao ver como as coisas são diferentes do  que estão acostumados de ver, ter e vestir agora.
             
            Os alunos contemplam e constroem histórias que de  tanto trocar ideias com os colegas se aproximam muito da realidade. 
              
             Ideias, que observadas em todo contexto nunca podem ser silenciadas.
            


sábado, 3 de dezembro de 2016


                                       ENSINO ARCAICO x  MUDANÇAS



                  Resultado de imagem para ENSINO ARCAICO



O modelo educacional que praticamos está longe de ser o ideal tanto para professores, quanto para os alunos.  Temos exemplos de pedagogos e escolas em diferentes países com metodologias inovadoras e estimulantes,  para professores e  alunos, mas que ainda criam muita resistência para sua implementação. Parece que os alunos estão mais preparados e querendo uma mudança do que os professores, onde estes terão que reavaliar-se e readaptar-se á uma nova forma de trabalho menos burocrática e conteudista.

 Com a retirada dos conteúdos padronizados, abre-se margem para a reflexão,  a discussão da realidade, a construção do civismo, da moral , da ética ,do espírito crítico, da formação de opinião e a tomada de decisão. Foca-se mais no humano, no caráter e na identidade a ser construída, do que no conteúdo a ser desenvolvido; pois agora temos tempo dedicado para isso
.
Conteúdo excessivo, com obrigações e resultados exigidos, não levam ao conhecimento, temos que ensinar o aluno a construir conhecimentos.
   


quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

 
                                                              TANGRAM


Resultado de imagem para historia do TANGRAM    

                                                                     Resultado de imagem para historia do TANGRAM




            Tangram é um antigo jogo chinês, que consiste na formação de figuras e desenhos por meio de 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo). Não se sabe exatamente quando o jogo surgiu, embora exista uma lenda sobre tal criação. Segundo a mesma, um imperador chinês quebrou um espelho, e ao tentar juntar os pedaços e remontá-lo, percebeu que poderia construir muitas formas com seus cacos.

            De qualquer forma, o tangram é jogado há séculos em todo o Oriente. De lá, o quebra-cabeça chinês se espalhou por toda a Ásia, Europa e Estados Unidos, tendo sido, inclusive, fonte de inspiração para a criação de muitos outros tipos de brinquedos.

             O tangram não exige grandes habilidades dos jogadores; basta ter criatividade, paciência e tempo. Durante o jogo, todas as peças devem ser utilizadas; além disso, não é permitido sobrepor nenhuma peça. O tangram pode ser utilizado em aulas de matemática, uma vez que o mesmo estimula os alunos a desenvolverem a criatividade e o raciocínio lógico, habilidades essenciais no estudo da disciplina.


Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/curiosidades/tangram.htm