QUE VENHA , CHEIO DE APRENDIZAGENS E CONHECIMENTOS!!!!!
segunda-feira, 12 de dezembro de 2016
ASSIM CHEGAREMOS NAS RESPOSTAS.....
MÉTODO GLOBALIZADO é a
quebra das disciplinas engessadas que os professores e as instituições insistem
em ministrar. É olhar para o aluno e
deixar ele dizer o que o inquieta e
apoia-lo na busca das respostas para a sua inquietação; deixar o aluno direcionar-se na sua aprendizagem.
Os conteúdos estão presentes nas
descobertas dos alunos, mas não são o objeto do estudo bem como o fazemos , mas são o caminho para a
resolução do seu questionamento.
Acredito que deixamos de ensinar
muito ao aluno e deixamos de aprender quando ministramos conteúdos e
conteúdos dando-os valores demasiados.
Penso que para haver a mudança de método é preciso estar preparado para pensar , agir, interagir mais; pois
o processo não está com o caminho
traçado, onde sabemos exatamente onde pisar, as curvas que teremos, como
acontece nos nossos conteúdos. É impreciso e abrangente, onde teremos que
dominar e aprender muitas outras coisas que não se aprende quando se sabe o caminho.
Os conteúdos disciplinares são imprescindíveis, mas não são a base para decidir a sequência didática em sala de aula.

Todos profissionais da área já ouviram falar no PPP da escola, mas poucos sabem do que realmente se trata.
O PPP é o registro de ideias e metodologias de ensino a serem implantadas na escola e que foram debatidas em conjunto com toda equipe diretiva, professores, alunos e comunidade. Ele é o planejamento de onde queremos chegar, como queremos, para quê queremos, de onde partimos e se isso satisfaz nossa clientela.
Com ele temos uma visão de futuro, uma perspectiva de desafio dos limites, umafronte do real, e um leque de possibilidades para levar aos nossos alunos além dos conhecimentos, um reforço do humano, do caráter político, crítico, participativo e integrado com o meio escolar e o social.
O marinheiro tem sua bússola como guia, e a escola tem o PPP.
sábado, 10 de dezembro de 2016
CURRÍCULO
O currículo é um norteador de conteúdos programáticos que devem ser seguidos pela escola. Um problema do currículo é a sua desatualização perante as mudanças no ensino, onde não estão inclusos temas contendo civismo, moral, valores que contribuem para a melhora do homem como um todo e seu meio. Com esse modelo, não temos a liberdade de pensamento, de expressão do ser humano , a falta de democracia e da ausência de uma escola melhor.
Outro problema do currículo é o modo como ele é formulado, não havendo a participação de todo contexto escolar, professores, alunos e comunidade, não tendo a observância de todos os ângulos relacionados aos problemas.
O currículo que atual é dito arcaico, contendo ideologias inadequadas, relacionadas ao século XVII, centrado em disciplinas tradicionais, engavetadas e explicadas e entendidas separadamente uma da outra; não havendo e nem deixando a possibilidade de um ensino interdisciplinar.
Temos que desconstruir esse modelo autoritário existente e pouco funcional.
MUSEU : MEMÓRIA EM PEDAÇOS
MUSEU DOMINGOS BATTISTEL Nova Prata
O museu também é um espaço de memórias
e aprendizagens divididas em partes como um quebra cabeça, que quando juntadas
são repletas de conhecimentos e sentimentos; que despertam no aluno a curiosidade
e o encantamento. Seus olhos brilham ao ver como as coisas são diferentes do que estão acostumados de ver, ter e vestir agora.
Os alunos
contemplam e constroem histórias que de tanto trocar ideias com os colegas se
aproximam muito da realidade.
Ideias, que observadas em todo contexto nunca
podem ser silenciadas.
sábado, 3 de dezembro de 2016
ENSINO ARCAICO x MUDANÇAS

O modelo educacional que
praticamos está longe de ser o ideal tanto para professores, quanto para os
alunos. Temos exemplos de pedagogos e escolas
em diferentes países com metodologias inovadoras e estimulantes, para professores e alunos, mas que ainda criam muita resistência
para sua implementação. Parece que os alunos estão mais preparados e querendo
uma mudança do que os professores, onde estes terão que reavaliar-se e
readaptar-se á uma nova forma de trabalho menos burocrática e conteudista.
Com a retirada dos conteúdos padronizados,
abre-se margem para a reflexão, a
discussão da realidade, a construção do civismo, da moral , da ética ,do
espírito crítico, da formação de opinião e a tomada de decisão. Foca-se mais no
humano, no caráter e na identidade a ser construída, do que no conteúdo a ser
desenvolvido; pois agora temos tempo dedicado para isso
.
Conteúdo excessivo, com
obrigações e resultados exigidos, não levam ao conhecimento, temos que ensinar
o aluno a construir conhecimentos.
quinta-feira, 1 de dezembro de 2016
TANGRAM
Tangram é um antigo jogo chinês,
que consiste na formação de figuras e desenhos por meio de 7 peças (5
triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo). Não se sabe exatamente quando o jogo
surgiu, embora exista uma lenda sobre tal criação. Segundo a mesma, um imperador
chinês quebrou um espelho, e ao tentar juntar os pedaços e remontá-lo, percebeu
que poderia construir muitas formas com seus cacos.
De qualquer forma, o tangram é jogado há séculos em todo o Oriente. De lá, o quebra-cabeça chinês se espalhou por toda a Ásia, Europa e Estados Unidos, tendo sido, inclusive, fonte de inspiração para a criação de muitos outros tipos de brinquedos.
O tangram não exige grandes habilidades dos jogadores; basta ter criatividade, paciência e tempo. Durante o jogo, todas as peças devem ser utilizadas; além disso, não é permitido sobrepor nenhuma peça. O tangram pode ser utilizado em aulas de matemática, uma vez que o mesmo estimula os alunos a desenvolverem a criatividade e o raciocínio lógico, habilidades essenciais no estudo da disciplina.
De qualquer forma, o tangram é jogado há séculos em todo o Oriente. De lá, o quebra-cabeça chinês se espalhou por toda a Ásia, Europa e Estados Unidos, tendo sido, inclusive, fonte de inspiração para a criação de muitos outros tipos de brinquedos.
O tangram não exige grandes habilidades dos jogadores; basta ter criatividade, paciência e tempo. Durante o jogo, todas as peças devem ser utilizadas; além disso, não é permitido sobrepor nenhuma peça. O tangram pode ser utilizado em aulas de matemática, uma vez que o mesmo estimula os alunos a desenvolverem a criatividade e o raciocínio lógico, habilidades essenciais no estudo da disciplina.
Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/curiosidades/tangram.htm
Assinar:
Postagens (Atom)