terça-feira, 1 de maio de 2018

                        EJA  +  VYGOTSKY  =  ENSINO BASEADO NA REALIDADE

Resultado de imagem para eja   Resultado de imagem para vygotsky




                Vygotsky (2008) já dizia: o sujeito é ativo e interativo, pois constrói conhecimentos e constitiu-se por meio das relações interpessoais. E nessa troca com os outros que seus conhecimentos aperfeiçoam-se, internalizando-se, possibilitando a reconstrução de novos pensamentos e conhecimentos; aprimorando o homem em sua personalidade e consciência.
                   A educação deve partir desse pressuposto de que o homem constrói seu conhecimento e apenas mediar que esse conhecimento aconteça. Outra maneira de fazer melhor pela educação é partir da ideia de que todo aluno tem uma vivência, uma experiência a qual os professores podem se valer para alicerçar o conhecimento. A valorização do conhecimento pessoal é importante para a reconstrução do conhecimento já obtido, pois o ser humano é um sujeito sociocultural, criador de cultura, inconcluso e inserido em um meio com outros grupos sociais; onde partindo do diálogo inicia-se a complementação do conhecimento.
                      Na modalidade EJA essa preocupação com a individualidade do sujeito e seu meio em que vive é um alicerce para a estruturação do novo conhecimento a ser formulado.  A clientela que constitui essa sala de aula é diversificada, com sua bagagem cultural e experiências formadas, mas não teorizadas, possuem um conhecimento informal do mundo que o rodeia; e partindo desse conhecimento prévio o professor media teoria e prática.  Os alunos da EJA  “premiados” com o ensino partido de suas experiências e focado nas suas necessidades, pois ninguém mais que eles sabem o que é preciso aprender e se faz necessário nessa altura da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário