terça-feira, 1 de maio de 2018



*                                     CONSTRUTIVISMO NA AÇÃO PEDAGÓGICA

                                         Resultado de imagem para construtivismo       
O Construtivismo valoriza a transmissão do conhecimento através da linguagem, importando muito o que o sujeito  já conhece e traz consigo durante toda a vida. Esse aprendizado é aperfeiçoado, aproveitado pelo professor, que questiona, e faz com que os alunos classifiquem, estabeleçam relações, e chegue ás suas conclusões; não apenas entendendo o que está sendo passado, mas refletido e interpretado. Segundo Piaget ( 1980) “... no construtivismo o conhecimento só pode ter o estatuto da correspondência, da  equivalência  e não da identidade.”
Além do conhecimento que a criança possui, essa tendência pede que o que for passado para o aluno tenha sentido para ele, fazendo parte do seu meio ou seu conhecimento. E este só tem sentido se ligado á teoria da ação, do agir; é conhecer e não pela representação. Tem que ser espontâneo partindo da realidade de cada um.
 Esse processo demanda um trabalho constante de reconstrução ou tematização para produção de conhecimentos. Tematizar é reconstruir novos conhecimentos já estabelecidos, concretizados; aperfeiçoando um conhecimento já tido.
O professor que trabalha baseado nesse enfoque, domina muitos outros assuntos e conteúdos para poder fazer a interligação e relação entre os mesmos, para articular melhor os conhecimentos. Cabe ao professor, discutir, questionar, relacionar a teoria e a prática, fomentar situações problemas, ou desestabilizar as crianças para  gerar o ”conflito” do conhecimento, por esse mesmo motivo a aula é  ruidosa, pois o diálogo  é valorizado.

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