CONSTRUTIVISMO NA
AÇÃO PEDAGÓGICA
O Construtivismo valoriza a transmissão do conhecimento através da
linguagem, importando muito o que o sujeito
já conhece e traz consigo durante toda a vida. Esse aprendizado é
aperfeiçoado, aproveitado pelo professor, que questiona, e faz com que os
alunos classifiquem, estabeleçam relações, e chegue ás suas conclusões; não
apenas entendendo o que está sendo passado, mas refletido e interpretado.
Segundo Piaget ( 1980) “... no construtivismo o conhecimento só pode ter o estatuto
da correspondência, da equivalência e não da identidade.”
Além do conhecimento que a criança possui, essa tendência pede que o que
for passado para o aluno tenha sentido para ele, fazendo parte do seu meio ou
seu conhecimento. E este só tem sentido se ligado á teoria da ação, do agir; é
conhecer e não pela representação. Tem que ser espontâneo partindo da realidade
de cada um.
Esse processo demanda um trabalho
constante de reconstrução ou tematização para produção de conhecimentos.
Tematizar é reconstruir novos conhecimentos já estabelecidos, concretizados;
aperfeiçoando um conhecimento já tido.
O professor que trabalha baseado nesse enfoque, domina muitos outros
assuntos e conteúdos para poder fazer a interligação e relação entre os mesmos,
para articular melhor os conhecimentos. Cabe ao professor, discutir,
questionar, relacionar a teoria e a prática, fomentar situações problemas, ou
desestabilizar as crianças para gerar o
”conflito” do conhecimento, por esse mesmo motivo a aula é ruidosa, pois o diálogo é valorizado.
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