domingo, 20 de maio de 2018



  
                        ALFABETIZAÇÃO NA EJA

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         Todo aluno do EJA não alfabetizado, traz consigo  um conhecimento de escrita e leitura mesmo não tendo concepções de sua estrutura formal;  onde o  código escrito precede a entrada na escola; ou seja: lê-se o mundo na medida que se conhece e interpreta, depois se escreve.  Logo, todos têm um conhecimento sobre escrita e leitura, pois todos estão envolvidos com signos de escrita no seu dia a dia.
         Tendo em vista esse conhecimento prévio é que se inicia o processo de alfabetização propiciando aos alunos a interação com formas escritas em diferentes formas e estruturas: gibis, anúncios, cartas, bilhetes, e nas formas digitais;  proporcionando  um conhecimento de qualidade e inteiramente ligado ao cotidiano do aluno. Paulo Freire diz que: “ aprender a ler e escrever já não é, pois, memorizar sílabas, palavras ou frases, mas refletir criticamente sobre o próprio processo de ler e escrever e sobre o profundo significado  da linguagem.”
          Com o tempo o aluno que está em processo de alfabetização constrói e reconstrói seu aprendizado  com  o auxílio do coletivo e da exposição de suas vivências; pois é nelas que cada um organiza seu novo conhecimento, assimilando –o e repensando-o.
O desenvolvimento da alfabetização não torna somente o homem capaz de ler signos e dar significado aos sons, mas sim o incorpora á sociedade, desenvolve-o intelectualmente, aprimora sua criticidade e o torna independente.

Um comentário:

  1. Olá Candida, que ótima reflexão!Tu trabalhas com EJA? Como é tua experiência ou quais teus anseios em relação a esta modalidade, relacionando com esta proposta teórica?

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