Sentimentos
“ É a emoção a partir
da qual se faz ou se recebe um certo fazer que transforma numa ou noutra a
ação[...], qualificando um determinado comportamento. (MATURANA; ZÖLLER,
2004,P.10)
Refletimos o que somos e
o que sentimos a partir de nossas vivências, e como esse sentimento é sentido
pelos outros, também traduz um pouco de suas vivências; pois estamos interligados
harmoniosamente para nos reconhecermos no outro. Isso não quer dizer que
concordamos com todos os seus atos, mas
que vivenciamos sentimentos e situações
parecidas e que sabemos nos colocarmos no lugar do outro.
Quando nos colocamos no
lugar do outro, abrimos mão de um olhar
direcionado a nós mesmos e deixamos de
ser sujeitos , abrimos um leque de vivências que se tornarão aprendizagem e
conhecimento vistos e sentidos por outro
meio. Sempre existe aprendizagem quando
há interação dos seres e meios.
As emoções
solitárias ou não, mostram muito de
nosso ser muitas vezes escondido, e que
são determinantes de nosso comportamento
social e individual . O ciclo de trocas de energia no qual vivemos torna-se indispensável para nossa vida, pois quanto
mais convivemos com coisas boas estas
multiplicam-se, pois quando nos animamos
com as coisas boas dos outros, animamos outras pessoas que se animam com a
nossa alegria. É contagiante, mas serve para coisas ruins também.
Oi Cândida,
ResponderExcluirMuito importante sua reflexão, pois todas as relações estão permeadas de trocas afetivas sejam elas positivas ou negativas. Para Piaget (2014), a afetividade é a energética da ação, é o move as pessoas em busca de algo. De que forma você acha que as emoções e os afetos podem interferir na aprendizagem de seus alunos?
Abraço, Tutora Tais
Quanto menos afeto, mais barreiras para a aprendizagem, mais distantes ficamos das pessoas e da forma de fazer com que elas aprendam.
ResponderExcluir