Catarina Iavelberg
“O conselho de classe é uma das poucas
oportunidades em que é possível reunir os docentes das diversas disciplinas de
um mesmo ano com o objetivo de analisar os processos de ensino e de
aprendizagem sob múltiplas perspectivas. Quando as discussões são bem
conduzidas, elas favorecem aspectos como a análise do currículo, da metodologia
adotada e do sistema de avaliação da instituição. Dessa forma, possibilitam aos
professores uma interessante experiência formativa, permitindo a reavaliação da
prática didática.”( https://gestaoescolar.org.br/conteudo/417/conselho-de-classe-um-espaco-de-reflexao
)
Esse texto veio de encontro
à reflexão feita sobre como proporcionar conhecimento, troca de experiências,
e auto avaliações na escola onde trabalhamos. Mas o conselho de classe é
orientado, pautado por uma equipe diretiva que pouco convive com os professores
e alunos, não tendo noção das condições e necessidades dos professores para a
melhoria do conhecimento através da reflexão do que se tem, ou se faz.
A autora diz que a função do conselho não é julgar o
comportamento dos alunos, mas compreender a relação que eles desenvolvem com o
conhecimento e como gerenciam a vida escolar para, quando necessário, propor as
intervenções adequadas.
Sendo assim é importante o grupo socializar suas práticas,
suas experiências, os bons resultados e as estratégias de ensino aprendizagem que
geraram melhoria no conhecimento do
aluno.
Oi Cândida,
ResponderExcluirMuito interessante seu comentário! Realmente, quando as discussões do conselho de classe são bem conduzidas elas propiciam a visão do aluno como um todo, bem como as práticas que podem ser adotadas e que são efetivas nas particularidades dos alunos.
Abraço, Tutora Tais