domingo, 14 de maio de 2017

   



                                    QUESTIONAR?
                                                      
                                                                      PRA QUÊ?


                                    Resultado de imagem para PESSOAS CALADAS




                 Durante a realização do trabalho da disciplina  de PPA, onde devemos fazer um levantamento de  certezas provisórias e dúvidas temporárias sobre assuntos de interesse  selecionados pelos alunos, tive uma surpresa.  A dificuldade dos alunos (8º ano) entenderem que teriam que formular as questões e arquitetar  eles mesmos os caminhos para terem suas soluções,  não foi nada fácil; eles ficaram travados. Isso deu-me a entender que eles queriam que eu questionasse,  levantasse as certezas e as dúvidas, e eles somente  as classificariam, aliás, como são acostumados. Tudo parte do professor, e dessa vez, estaria partindo deles..... como pode?

               Quando são instigados a pensar e questionar, primeiramente cria-se um bloqueio, uma insegurança, que vai se dispersando quando a conversa flui, o debate acontece e há  a percepção do que foi pedido não é  impossível;  é só desacomodar-se.  

                Cria-se a segurança, a confiança e o conforto novamente, e as certezas provisórias e dúvidas temporárias apareceram!

5 comentários:

  1. Olha a coincidência Candinha, nosso grupo também percebeu essa dificuldade em nossos alunos, mas como são menores atribuímos a causa ao fato deles não estaremos acostumados a serem questionados, mas sim a receberem as repostas prontas. Tua postagem me apresentou outro ponto de vista... Será que já nessa idade eles sentem-se inseguros pra se expressar? De que forma podemos apresentar propostas para criar esse novo hábito? Para pensar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tamarinha, acho que erramos desde o início em questionar muito pouco, e em não estimular as crianças questionarem. Entendo que é um processo longo pois envolvemos muitos sentimentos nesse fato de questionar e dar liberdade para isso.

      Excluir
  2. Olá meninas, a turma de quarto ano que estamos aplicando o projeto também teve essa dificuldade, o medo de expor seus pensamentos é o que mais têm dificultado o trabalho, inclusive uma explicação que recebemos foi " tenho medo que me achem burra", e fiquei observando e percebi que a dificuldade e insegurança que eles possuem é a mesma que eu tive, por isso junto com eles também estamos aprendendo.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Epidemia!!!! Falta dar voz para essas crianças, temos que nos calar um pouco e ouvir mais.

      Excluir