QUESTIONAR?
PRA QUÊ?
Durante a realização do trabalho da
disciplina de PPA, onde devemos fazer um
levantamento de certezas provisórias e
dúvidas temporárias sobre assuntos de interesse
selecionados pelos alunos, tive uma surpresa. A dificuldade dos alunos (8º ano) entenderem
que teriam que formular as questões e arquitetar eles mesmos os caminhos para terem suas
soluções, não foi nada fácil; eles
ficaram travados. Isso deu-me a entender que eles queriam que eu
questionasse, levantasse as certezas e
as dúvidas, e eles somente as
classificariam, aliás, como são acostumados. Tudo parte do professor, e dessa
vez, estaria partindo deles..... como pode?
Cria-se a segurança, a confiança e o conforto novamente, e as certezas provisórias e dúvidas temporárias apareceram!
Olha a coincidência Candinha, nosso grupo também percebeu essa dificuldade em nossos alunos, mas como são menores atribuímos a causa ao fato deles não estaremos acostumados a serem questionados, mas sim a receberem as repostas prontas. Tua postagem me apresentou outro ponto de vista... Será que já nessa idade eles sentem-se inseguros pra se expressar? De que forma podemos apresentar propostas para criar esse novo hábito? Para pensar!
ResponderExcluirTamarinha, acho que erramos desde o início em questionar muito pouco, e em não estimular as crianças questionarem. Entendo que é um processo longo pois envolvemos muitos sentimentos nesse fato de questionar e dar liberdade para isso.
ExcluirOlá meninas, a turma de quarto ano que estamos aplicando o projeto também teve essa dificuldade, o medo de expor seus pensamentos é o que mais têm dificultado o trabalho, inclusive uma explicação que recebemos foi " tenho medo que me achem burra", e fiquei observando e percebi que a dificuldade e insegurança que eles possuem é a mesma que eu tive, por isso junto com eles também estamos aprendendo.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEpidemia!!!! Falta dar voz para essas crianças, temos que nos calar um pouco e ouvir mais.
Excluir