quarta-feira, 18 de maio de 2016

 

                                                  NOVOS BRINQUEDOS


                                            

           Com a chegada da modernidade e junto com ela a tecnologia, os brinquedos ficaram cada vez mais atraentes, barulhentos e luminosos; chamando a atenção de qualquer pessoa, seja criança ou adulto.

            Com esses novos brinquedos aos poucos foi-se esquecendo as brincadeiras simples,  os brinquedos feitos com a utilização de sucata e a transformação de um objeto  qualquer em algo útil para uma brincadeira. Esqueceu-se também das brincadeiras " soltas" na rua e as que a própria natureza oferece. Subir em árvores não pode mais, pois corre-se o risco de cair e se machucar, equilibrar-se em cordões também não pode, brincar de esconde- esconde, pega- pega até escurecer, ou virar noite, também não dá mais, por causa da violência nas cidades. De uma maneira ou outra tudo ficou perigoso.

           Estas brincadeiras, antes brincadas deveriam ser resgatadas nas escolas, mas a maioria das vezes não são valorizadas nesse meio, acabam sendo esquecidas e dando lugar à novas  e seguras brincadeiras , brincadeiras estas que não estimulam o raciocínio, a imaginação e a independência pessoal.

           Os filmes mostraram a liberdade das crianças na hora do recreio , brincadeiras ao ar livre, explorando a natureza;  processos esses que propiciam à criança o desenvolvimento de habilidades que os novos brinquedos não oferecem.

Um comentário:

  1. É vero... estas brincadeiras de rua, em pátios etc tem de ser muitos valorizadas.

    ResponderExcluir