domingo, 1 de maio de 2016
INCLUSÃO
Não basta saber que a lei existe e dizer que a escola está dentro dos padrões estabelecidos por ela, e que atende crianças ditas inclusas! A maioria das escolas tem o seu marketing feito e diante dos olhos de cada um, uma rampa de acesso, portas largas, barras de apoio no banheiro, monitora..... ah, e as crianças portadoras de alguma especialidade também por aí. Estamos dentro da lei, incluímos crianças com necessidades diferentes!
Analisemos que tudo o que vemos é tido como mérito, mas na realidade essa medalha cai por terra quando entramos na sala de aula ou analisamos o planejamento de um professor em suas aulas tendo uma criança especial na turma. Tudo é muito igual às outras turmas sem alunos inclusos.
Inclusão não é colocar um aluno especial na sala de aula e, pra ficar melhor ainda, com uma monitora ao seu lado e dizer que tudo o que esta criança precisa está sendo feito. Onde ficou o olhar especial para auxiliar na necessidade desse aluno, onde está a sala de aula multifuncional com um profissional qualificado para atender, onde estão as fonos, as psicos, as neuros e todo o restante dos profissionais que deveriam atender e fazer essa criança sentir-se inclusa na sala e no meio.
Alguém explicou para os coleguinhas dessa criança, como tratá-la e como ajudá-
la todos os dias que estiverem juntas, sendo brincando, seja aprendendo, seja na sala ou fora dela.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário