domingo, 1 de maio de 2016

 

                                                           INCLUSÃO



                               





            Não basta saber que a lei existe e dizer que a escola está dentro dos padrões estabelecidos por ela, e que atende crianças ditas inclusas!  A maioria das escolas tem o seu marketing feito e diante dos olhos de cada um, uma rampa de acesso, portas largas, barras de apoio no banheiro, monitora.....  ah, e as crianças portadoras de alguma especialidade também por aí. Estamos dentro da lei, incluímos crianças com  necessidades diferentes!
           
           Analisemos que tudo o que vemos é tido como mérito, mas na realidade essa medalha  cai por terra quando entramos na sala de aula ou analisamos o planejamento de um professor em suas  aulas tendo uma  criança especial na turma. Tudo é muito igual às outras turmas sem alunos inclusos.

         Inclusão não é colocar  um aluno especial na sala de aula  e, pra ficar melhor ainda, com uma monitora ao seu lado e dizer que tudo o que esta criança precisa está sendo feito.  Onde ficou  o olhar especial para auxiliar na necessidade desse aluno, onde está a sala de aula multifuncional com um profissional qualificado para atender, onde estão as fonos, as psicos, as neuros e todo o restante dos profissionais que deveriam atender e fazer essa criança sentir-se inclusa na sala e no meio.

         Alguém explicou para os coleguinhas dessa criança, como tratá-la e como ajudá-
la todos os dias que estiverem juntas, sendo brincando, seja aprendendo, seja na sala ou fora dela.

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