quinta-feira, 2 de novembro de 2017


                                             MÉTODO CLÍNICO PIAGETIANO

                           Resultado de imagem para metodo piagetiano


O Método Clínico Piagetiano foi desenvolvido para avaliar o raciocínio que o indivíduo desenvolve até chegar numa resposta; tal método não avalia somente a resposta, e tem por objetivo verificar as estruturas do pensamento.
 É baseado na observação, no deixar o indivíduo falar e não manifestar-se do observador para que esse não seja o motivo desencadeador da resposta dada.
Muitas de nossas atitudes em sala de aula são indutivas; onde influenciamos os alunos a responder como desejamos; para isso, usamos perguntas sugestivas  as quais sugerimos as respostas. Assim, obtemos respostas corretas, mas não observamos como se chegou nela. Induzidos.
Na matemática muitos alunos  dão a resposta final sempre como certa, pois pegaram de um colega, mas como professora, você conhece o desenvolvimento do raciocínio de cada um, e consegue perceber se uma conta foi realizada por outra pessoa ou não.

Com o ensino fundamental, percebo  que muitos professores indagam , indagam e quando  percebem que a resposta não virá, iniciam a palavra e deixam o final para as crianças responderem, completando-a . Acertam e os professores comemoram no final, muito bem!!!!

2 comentários:

  1. É Cândida acabamos por cair numa rotina de esperar respostas prontas, e esquecemos de trabalhar a pergunta com o aluno, a importância de ele perguntar. É um exercício árduo, você acha que vale a pena?

    ResponderExcluir
  2. Valer a pena sempre vale, mas não é o que comumente se pratica na sala. Acho que estamos engatinhando nesse sentido de perguntar, mas estamos iniciando.

    ResponderExcluir