MÉTODO CLÍNICO PIAGETIANO
O Método
Clínico Piagetiano foi desenvolvido para avaliar o raciocínio que o indivíduo
desenvolve até chegar numa resposta; tal método não avalia somente a resposta,
e tem por objetivo verificar as estruturas do pensamento.
É baseado na observação, no deixar o indivíduo
falar e não manifestar-se do observador para que esse não seja o motivo
desencadeador da resposta dada.
Muitas de
nossas atitudes em sala de aula são indutivas; onde influenciamos os alunos a
responder como desejamos; para isso, usamos perguntas sugestivas as quais sugerimos as respostas. Assim,
obtemos respostas corretas, mas não observamos como se chegou nela. Induzidos.
Na matemática
muitos alunos dão a resposta final
sempre como certa, pois pegaram de um colega, mas como professora, você conhece
o desenvolvimento do raciocínio de cada um, e consegue perceber se uma conta
foi realizada por outra pessoa ou não.
Com o ensino
fundamental, percebo que muitos
professores indagam , indagam e quando
percebem que a resposta não virá, iniciam a palavra e deixam o final
para as crianças responderem, completando-a . Acertam e os professores
comemoram no final, muito bem!!!!
É Cândida acabamos por cair numa rotina de esperar respostas prontas, e esquecemos de trabalhar a pergunta com o aluno, a importância de ele perguntar. É um exercício árduo, você acha que vale a pena?
ResponderExcluirValer a pena sempre vale, mas não é o que comumente se pratica na sala. Acho que estamos engatinhando nesse sentido de perguntar, mas estamos iniciando.
ResponderExcluir