“ A história do homem é a história da própria cultura” ( Vieira Pinto)
O ser humano como ser sociável e curioso convive em comunidade e produz para seu bem e o do meio, objetos e os aperfeiçoa para ter que se esforçar menos em suas tarefas e com isso, ter maior comodidade. O homem é um ser em constante produção e essa produção contempla a satisfação de suas necessidades vitais.
Com a produção e o aperfeiçoamento dos objetos e coisas que o rodeiam, mantém viva a sua cultura e do meio, mantém seus costumes e a tornam realidade para os outros. Essa forma de trabalho é também uma forma de democracia o que coloca o homem em um patamar social onde não se estabelecem ideias e trabalhos inacabados ou que precisem ser aperfeiçoados, fazendo o homem pensar por si próprio e ter autonomia de suas ideologias.
“ Um ser produtor, a princípio inconsciente e depois consciente de si mesmo. A complicação do modo de vida do modo de vida do homem em surgimento impõem-lhe a necessidade da ação coletiva na realização do seu ser, o que significa a passagem á etapa social da produção da cultura e sua diversificação por efeito cada vez mais vultuosa de conhecimento.( Vieira Pinto, p.22)
Nenhum comentário:
Postar um comentário