sexta-feira, 24 de novembro de 2017



                                                    AUTISMO

                               Resultado de imagem para CRIANÇAS AUTISTAS

        Existiriam muito mais crianças autistas nas escolas se fossem melhor observados por seus professores, se esses prestassem mais atenção em seu desempenho e  interesses.
         Ao contrário do que muitos pensam a criança autista não é um aluno excepcional tendo um ótimo desempenho em tudo o que realizar ou em todas as áreas do conhecimento; ele pode ter facilidade em alguns conteúdos e ter dificuldade em outros assuntos; apresenta dificuldades na sua oralidade, na convivência com os outros e com a ausência de rotina.
          Com os sentidos mais apurados, as crianças autistas transmitem para nós seu ritmo, sua alegria  e desafeto , seus sentimentos  por  outros meios, que não a fala, e  esses movimentos  não deixam de ser uma comunicação com os outros;  é a sua interação. Não é porque não se utilizam da fala que não consigam expressar o que desejam e sentem, o  tato  e o olfato também contribuem para facilitar essa comunicação que tem que ser  recíproca.
         Nós professores temos que prestar atenção em outras formas de comunicação, que não a linguagem, temos que prestar atenção nas variadas formas de agir, sentir e interagir das crianças.

sexta-feira, 17 de novembro de 2017



                                                CONHECIMENTO INACABADO

                                    Resultado de imagem para homem subindo  escada

                    “ A consciência do inacabamento torna o ser educável.” (Paulo Freire, 2000)

                  Segundo Paulo Freire a necessidade de ser inacabado e incompleto faz com que o ser humano busque informação para sanar sua deficiência  ou a falta do completo. Por esse motivo somos sempre incompletos/inacabados pois, quanto mais sabemos  mais temos necessidades para aprender, para novamente buscarmos o aprendizado.

                  Estamos sempre buscando a melhora pessoal, formal, profissional e interior, e essa busca contínua se dá pela curiosidade humana, instinto desafiador e propulsor da aprendizagem.

 Tal postura de explorar e refletir tem que ser trabalhada na sala de aula incansavelmente para que as crianças aprendam a serem mais críticos, pensantes e atuantes; desde muito pequenos para que se tornem desafiadores e questionadores de suas ações, e que com isto, consigam influenciar sua vida social.
            
                   “ A história do homem é a história da própria cultura” ( Vieira Pinto)

       
                          Resultado de imagem para homem primitivo trabalhando

            O ser humano como ser sociável e curioso convive em comunidade e produz para seu bem e o do meio, objetos e os aperfeiçoa para ter que se esforçar menos em suas tarefas e  com isso, ter maior comodidade. O homem é um ser em constante produção e essa produção  contempla a satisfação de suas necessidades vitais.

             Com a produção e o aperfeiçoamento dos objetos e coisas que o rodeiam, mantém viva a sua cultura e do meio, mantém seus costumes e a tornam realidade para os outros. Essa forma de trabalho é também uma forma de democracia o que coloca o homem em um patamar social onde não se estabelecem ideias e trabalhos inacabados ou que precisem ser aperfeiçoados, fazendo o homem pensar por si próprio e ter autonomia de suas ideologias.
          “ Um ser produtor, a princípio inconsciente e depois consciente de si mesmo. A complicação do modo de vida do modo de vida  do homem em surgimento impõem-lhe a necessidade da ação coletiva na realização do seu ser, o que significa a passagem á etapa social da produção da cultura e sua diversificação por efeito cada vez mais vultuosa de conhecimento.( Vieira Pinto, p.22)

quinta-feira, 2 de novembro de 2017


                                             MÉTODO CLÍNICO PIAGETIANO

                           Resultado de imagem para metodo piagetiano


O Método Clínico Piagetiano foi desenvolvido para avaliar o raciocínio que o indivíduo desenvolve até chegar numa resposta; tal método não avalia somente a resposta, e tem por objetivo verificar as estruturas do pensamento.
 É baseado na observação, no deixar o indivíduo falar e não manifestar-se do observador para que esse não seja o motivo desencadeador da resposta dada.
Muitas de nossas atitudes em sala de aula são indutivas; onde influenciamos os alunos a responder como desejamos; para isso, usamos perguntas sugestivas  as quais sugerimos as respostas. Assim, obtemos respostas corretas, mas não observamos como se chegou nela. Induzidos.
Na matemática muitos alunos  dão a resposta final sempre como certa, pois pegaram de um colega, mas como professora, você conhece o desenvolvimento do raciocínio de cada um, e consegue perceber se uma conta foi realizada por outra pessoa ou não.

Com o ensino fundamental, percebo  que muitos professores indagam , indagam e quando  percebem que a resposta não virá, iniciam a palavra e deixam o final para as crianças responderem, completando-a . Acertam e os professores comemoram no final, muito bem!!!!


                               Resultado de imagem para cultura

Incialmente a palavra cultura significava “ aquilo que deve ser cultivado” relativo ao solo, cultivo e cuidado com o mesmo. Remetendo que o solo cuidado é um solo produtivo e que vai melhorando, aprimorando-se com o passar do tempo.
O conceito de cultura também vem aperfeiçoando- se com o passar dos tempos  carregando consigo a ideia de transmissão de pensamentos, ideias, valores, dando significado ideal, intelectual e moral para as pessoas; saindo da relação agrária.

 Estes são conhecimentos que devem ser passados á todas as pessoas que quanto antes inseridas em um meio cultural, antes participam de uma vida privilegiada, aprendem e constroem novos valores e atuam democraticamente na sua vida e na sociedade.