terça-feira, 29 de novembro de 2016




 DIVISÃO E MULTIPLICAÇÃO


                           Resultado de imagem para SINAIS MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO


                O método tradicional  que é utilizado para ensinar adição e subtração é  também utilizado para explicar a divisão e multiplicação,  tidas mais complexas, onde as crianças repetem bem o procedimento que aprenderam, mas na realidade não compreendem o conceito, pois não assimilaram a operação realizada com a visualização real.  Para desmistificar essa complexidade, e tornar as operações mais acessíveis, podemos nos utilizar de tudo o que está ao nosso redor  para transformar situações do cotidiano em possibilidades de construção de conhecimento; facilitando o  aprendizado do aluno, pois este percebe com maior clareza as propriedades ,do que com o ensino sistemático e repetitivo.

           Com a utilização dos materiais que estão disponíveis no meio, há a compreensão do que está sendo pedido, pois existe a visualização do problema concretamente, para depois sistematizar o processo e solucioná-lo.


                Para  essa busca da solução do problema , as crianças brincam e encontram diferentes formas para poder concluir o raciocínio, analisando logicamente a resposta, e ver se ela é satisfatória ou não. O  caminho para o resultado é um grandioso aprendizado.

segunda-feira, 28 de novembro de 2016



                                FOTOGRAFIAS



                                                    Resultado de imagem para maquina fotografica





          Nos momentos importantes e especiais da nossa vida, sejam eles marcados por alegrias ou tristezas, temos um recurso indispensável para rememora-los : nossa memória; mas quando essas lembranças nos parecem distantes temos outro dispositivo de apoio que nunca falha. A fotografia

           A fotografia é o testemunho da realidade, de que algo em um determinado espaço e tempo aconteceu, é a certeza da evolução temporal; pena que esses registros estão ficando banalizados pela facilidade do manuseio tecnológico, perdendo a essência da fotografia, e por vezes a imagem em si; pois, os métodos de armazenagem não são mais os mesmos e menos válidos. É fácil perde-las e com isso, perde-se a memória e a história; a magia e o encanto.

           A fotografia é um método de imortalizar momentos, sensações, emoções e cores. Um momento merecido de ser guardado pela eternidade e que merece um preparo e um material adequado, um fotógrafo sensível e inserido nas emoções que o momento exige. Para isso se faz necessário abandonar as fotos instantâneas e banais, sem essência e sentimentos, que até mesmo o tempo apaga da memória, tanto digital quanto humana.





domingo, 20 de novembro de 2016




OBSERVANDO SUAS MUDANÇAS


Resultado de imagem para OBSERVAÇÃO




                Em toda nossa experiência de vivência com o desconhecido, as pessoas chegam apreensivas, com conhecimentos e expectativas pré-estabelecidas. Para todos momentos criamos tais expectativas e relutamos quando estas  não são correspondidas, ou são correspondidas de outra forma, que não a esperada, pois a mudança e o diferente nos desacomoda e desestabiliza.

              Mas há uma força maior que converge para essa mudança, força essa chamada de curiosidade nata no ser humano, que te faz  querer experimentar o diferente.  Com o despertar da curiosidade abrimos as portas para as novas informações e conhecimentos, o que nos faz reformular nossas expectativas.  Expectativas essas diferentes e  agora vistas de um novo ângulo, mais amplo que o anterior, com outros e novos questionamentos; pois mudamos, aprendemos e reformulamos ideias e conceitos.

            Sendo assim, estamos sempre propensos a mudar, pois a evolução  do ser humano junto com o seu meio nos proporciona isso.

             A vida é um aprendizado constante e incessante. Basta observá-la





                                                             A CRIAÇÃO


                                       Resultado de imagem para invenção


O mundo foi criado com todas as coisas que era preciso para o homem sobreviver, mas como este foi evoluindo viu-se a  necessidade da evolução também das coisas que o cercavam.

A evolução natural da vida acontece cumprindo seu ciclo, por si mesma, e a evolução  material não acontece assim, pois para haver uma   mudança ou aprimoramento precisa, antes de tudo, que estes sejam criados.  Para haver a criação de algo novo, precisa-se ter pensado sobre ele, sua utilidade, como fazer, de que material, tamanho.... Então , para  ter uma invenção é preciso ter antes uma necessidade/ curiosidade de aperfeiçoamento  e a partir desta, se inicia o processo do pensamento, para elaborar o objeto.

Essa curiosidade e necessidade de melhoria das coisas que nos rodeiam fazem parte do ser humano,  e para iniciar o processo de criação é só ter o instinto instigado.


Se você não cria, você só copia!

quinta-feira, 17 de novembro de 2016


                                 
                               

                      Se você não cria, você só copia!


                                  Imagem relacionada



O mundo foi criado com todas as coisas que era preciso para o homem sobreviver, mas como este foi evoluindo viu-se a  necessidade da evolução também das coisas que o cercavam.

A evolução natural da vida acontece cumprindo seu ciclo, por si mesma, e a evolução  material não acontece assim, pois para haver uma   mudança ou aprimoramento precisa, antes de tudo, que estes sejam criados.  Para haver a criação de algo novo, precisa-se ter pensado sobre ele, sua utilidade, como fazer, de que material, tamanho.... Então , para  ter uma invenção é preciso ter antes uma necessidade/ curiosidade de aperfeiçoamento  e a partir desta, se inicia o processo do pensamento, para elaborar o objeto.

Essa curiosidade e necessidade de melhoria das coisas que nos rodeiam fazem parte do ser humano,  e para iniciar o processo de criação é só ter o instinto instigado.





   

terça-feira, 15 de novembro de 2016




          NATUREZA LENTA   X   CONSUMO DESENFREADO 


          Resultado de imagem para indios sem terra



É  a natureza que dita  o ritmo da humanidade, dela sempre se tirou e ainda se tira o provimento  e sustentação de todos que a cercam. Para isso, devemos saber respeitar seu ritmo de produção e reposição  dos materiais que extraímos dela. Mas aos olhos de muitos, esse ter em abundância e sem respeito com o  que é de todos, colocou a natureza em situações desfavoráveis; pois  o consumo ficou muito maior e ganancioso,  além da produção.
Quando percebeu-se o caos implantado tentou-se desesperadamente a implantação de políticas sustentáveis para frear o que não seria mais como antes, e que de repente  não tinha salvação.
Com esse caos teve-se a retirada de povos de seu meio e com eles a readaptação forçada ao novo mundo, fazendo-os deixar de lado seus costumes e cultura, obrigando-os a inserirem-se nesta sociedade desonesta e moderna.  A modernidade e  as condições que esta impõe para a população  proporciona   ainda mais um descontrole com a preservação do meio ambiente.
O meio ambiente luta para continuar oferecendo  as condições de sobrevivência para todos, mas como vemos, o descaso humano muito maior . 
                                           CIÊNCIAS DA  NATUREZA E O MUNDO


                         Resultado de imagem para CIENCIAS DA NATUREZA E O MUNDO

                                         CADA UM COM SUA VISÃO  DE NATUREZA  E  MUNDO!


A criança é curiosa por natureza, e tudo quer uma explicação,  sente necessidade  de explicar o mundo para si mesmo, ciências é o mundo e o entendimento dele, então se utilizarmos tal necessidade  à nosso favor, teríamos o interesse da criança pela sua necessidade juntamente com a construção desse conhecimento. Para explicarem suas necessidades as crianças partem de seus conhecimentos e fazem comparações  até poder explicar o que desejam.

Tomando-se a necessidade da criança e seu desejo de explorar o que ainda não conhecem, podemos integrar conteúdos a partir de sua curiosidade,  onde uma curiosidade leva a outra, sendo inevitável escapar da realidade da criança. Seu meio de convívio é o meio da dúvida, e é dele que devemos chegar aos conceitos e definições. Tais explicações surgem da observação, exploração, experimentação,  desenho, anotação, relato  até chegar nos resultados; resultado estes que são inesperados quando  deixamos aberto o espaço para esclarecer ,tirar dúvidas  e ouvir todos os comentários.


Resultados inesperados proporcionam ao aluno  a formação de um pensamento crítico  em ciências,  o que resulta na saída do ensino básico. Também ensinando que resultados errados são uma forma de aprendizagem e que experimentar é errar.

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

                                                          IDENTIDADES


                           Resultado de imagem para ROQUEIROS


            Está contemplada na Lei de Diretrizes e Bases Nacionais- LDB/96 a garantida do sujeito aprender, construir e reconstruir sua identidade  mediante diferentes transformações,  no meio  em que vive.
            Entende-se que a identidade é um processo que se forma  com a convivência com outros indivíduos e a sociedade , de modo incessante.  Ela muda conforme o poder do pensamento individual e conforme as influências dos grupos com os quais convive.

            As mudanças  na formação da identidade ocorrem na observância  das diferenças e semelhanças entre os outros e os meios. 

segunda-feira, 7 de novembro de 2016


                                                          MATERIAL DOURADO



                              Resultado de imagem para material dourado                   


             O “Material Dourado” foi criado por Maria Montessori (1870-1952), uma mulher da Itália .Quando encarregada da educação de crianças com deficiências, verificou que elas aprendiam mais pela ação do que pelo pensamento. Desenvolveu, então, um método e material apropriado de ensino. Sua experiência foi muito bem-sucedida e Montessori concluiu que método semelhante poderia ter êxito com crianças normais.
        
               O Material Dourado Montessori destina-se a atividades que auxiliam o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal-posicional e dos métodos para efetuar as operações fundamentais.
No ensino tradicional, as crianças acabam "dominando" os algoritmos a partir de treinos cansativos, mas sem conseguirem compreender o que fazem. O material dourado acaba contribuindo para um aprendizado mais eficaz onde a situação muda: as relações numéricas abstratas passam a ter uma imagem concreta, facilitando a compreensão. Obtém-se, então, além da compreensão dos algoritmos, um notável desenvolvimento do raciocínio e um aprendizado bem mais agradável. ( http://www.sbpcnet.org.br/livro/oriximina/resumos/134.htm )

             O Material Dourado além de muito funcional é também imortal, pois desde que foi criado, continua beneficiando alunos e professores com sua metodologia. A maioria aprende ou aprimora seu aprendizado  com este material; muitas gerações aprenderam e referem-se à ele quando perguntados   de que maneira aprenderam as principais operações matemáticas.  Não é novidade no campo da educação e brinquedos, mas funciona como se fosse de última geração!

                
         





                                                 ADIÇÃO              E            SUBTRAÇÃO

                 
                                     Resultado de imagem para SINAIS MATEMATICOS

         A adição e a subtração são operações matemáticas  necessárias para a vida de todas as pessoas no seu dia a dia. Muitos acreditam que elas são aprendidas  somente na escola, o que é um engano, pois muitas crianças chegam à mesma, com noções de adicionar e subtrair coisas. Elas aprendem essas operações no seu cotidiano, durante as brincadeiras mudando somente a nomenclatura, o fato de reaprender essas operações na escola, aprimora um conhecimento já adquirido.

       Toda  criança chega à escola com uma bagagem que vem acumulando durante os anos de sua vivência, em se tratando de primeiras operações essas vivências tem que ser observadas e exploradas, tornando-as  acessíveis à outros alunos.

       O professor questionador e observador  aproveita tal conhecimento  para iniciar sua aula de forma lúdica e acolhedora de todas as  ideias, corretas ou não, pois de um erro, também faz-se o certo depois.

   Iniciando uma conversação com os alunos deixando eles falarem das suas brincadeiras, experiências  e como estipulam critérios para selecionar, classificar comparar, somar e diminuir é o ponto de partida para iniciar um conteúdo, evidenciando  os conhecimentos prévios do aluno e reformulando as novas conquistas; que serão fundamentais para toda a vida.
        


                    MEMÓRIA = POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM

                          Resultado de imagem para aprendizagem
 

              PARA A APRENDIZAGEM DE FATO ACONTECER TEMOS QUE DISPOR DE TODO UM PROCESSO QUE A ANTECEDE. A PARTIR DO PROCESSO, CHEGAREMOS NA VALIDAÇÃO DA APRENDIZAGEM E O ARQUIVAMENTO DESSE CONCEITO EM NOSSA MEMÓRIA.

            NOSSA MEMÓRIA  É UM GRANDE DISPOSITIVO CARREGADO DE INFORMAÇÕES PRONTAS A FLUÍREM  A QUALQUER MOMENTO. NA APRENDIZAGEM ESSE PROCESSO DE SE REMETER AO PASSADO É FUNDAMENTAL PARA A APRENDIZAGEM DA CRIANÇA, POIS SEMPRE QUE INCITADO APARECERÁ  UMA LEMBRANÇA, ELA DESPERTARÁ.

        O DESPERTAR DA MEMÓRIA  PODE SE DAR POR PURA CURIOSIDADE, OU LEMBRANÇAS CULTURAIS E SOCIAIS,  VIVÊNCIAS E DESEJOS, PENSAMENTOS E DESCONFORTO, ENTRE OUTROS, MAS TODAS CONVERGEM ÁS RELAÇÕES  QUE SÃO ESTABELECIDAS   EM UM DETERMINADO TEMPO E RESSOCIALIZADAS  PARA UM NOVO DESABROCHAR .

     COM O DESABROCHAR DA MEMÓRIA NA SALA DE AULA, POR EXEMPLO,  TEMOS VÁRIAS NOVAS IDEIAS, NOVAS NOÇÕES QUE DEVEM SER CONSTRUÍDAS COM AS CRIANÇAS, VALORIZANDO CADA  VIVÊNCIA INDIVIDUAL; POSSIBILITANDO O RECONSTRUIR  DE UMA IDEIA JÁ PENSADA, OU CONCEITUADA.