REFLEXÃO
A não reflexão da educação induz cada vez
mais ao enquadramento disciplinar,
dificultando a aprendizagem dos conteúdos, deixando estáveis e descontextualizados
seus objetivos.
Quando o
professor e alunos virem que suas práticas são pouco utilizáveis, percebe-se a
necessidade da utilização de novas propostas na organização do quadro
curricular. Alternativas ajudam a
reorganizar a compreensão por parte dos docentes e dos alunos vem trazendo para
a escola assuntos de interesse dos discentes, com novas experiências,
expectativas e práticas. Abre-se espaço para
a reflexão, damos a oportunidade de reorganizar o pensamento, o
planejamento e a prática.
A visão individual do aluno posta em seu meio social e condições culturais
é fundamental para entendermos, e aproximarmos dele, e entender como ocorre o seu processo de aprendizagem e
os caminhos que ele percorre para a
aprendizagem. Com um olhar diferenciado
sobre o aluno, obtemos também a
dimensão do “ tempo” de seu aprendizado.
O meio social onde criança e escola
estão situados muito nos ensina e determina a forma de como iniciar um
trabalho.
Boa reflexão Cândida!
ResponderExcluirIsso remete aos projetos de aprendizagem?
Lembre-se de colocar os marcadores nas postagens!
Tutor@ Isolete
Sim profe, projetos.
ResponderExcluir