MEIO SOCIAL
MEIO DE APRENDIZAGEM
Temos estudado que quanto na
aprendizagem de adolescentes quanto na de adultos, os mesmos não aprendem com
respostas prontas, pois essas pouco estimulam o raciocínio e o interesse dos
discentes. O aprendizado é mais eficaz quando é problematizado, envolvendo o
meio onde se vive e se relaciona, deixando-os criar situações que possam tornar
mais próximas da realidade; mantendo os laços sociais sempre abertos para novas
ideias e consequentemente reflexões. Segundo
Maturana ( 2001,p. 43): “ qualquer relação social depende de assumirmos as capacidades
do outro envolvido nessa relação, e, se isso não ocorrer, essa relação deixará
de ser social.”
Estamos errados quando insistimos em dar as
respostas para os alunos. Ao invés disso devemos incentivá-los a procurar o que
realmente desejam aprender, o que causa interesse e curiosidade. A obtenção de
respostas também é facilitada quando existe a convivência com o outro e dessa
parte, surge o debate e o conflito de ideias, que sempre engrandece o aprendizado;
onde há desacordo, ou até mesmo erro, existe a aprendizagem e o domínio do
conteúdo. MATURANA, ( 2001,p.29 )diz: “
o processo em que a criança ou o adulto convive com o outro e ao conviver com o outro, se transforma espontaneamente,
de maneira que seu modo de viver se faz progressivamente mais congruente com o
do outro.”
Oi Cândida! Gostei da sua escrita e concordo com as suas colocações. No entanto, considero difícil trabalhar a partir dos questionamentos dos alunos, exigindo um maior planejamento e organização das aulas. Gostaria que você comentasse se costuma trabalhar desta forma com seus alunos e como se sente em relação a esse nova perspectiva de trabalho?
ResponderExcluirÂndria, o que sai de nós para prepararmos as aulas é prévio, por isso que quando mudamos a direção temos que nos planejarmos melhor. Não sei te dizer como costumo trabalhar" dessa forma", mas te digo que em qualquer situação que aconteça na sala de aula, referente ao meu conteúdo ou problemas que surgem, situações; sempre questiono ele, e faço pensarem em várias hipóteses que isso pode acarretar. Deixo tempo livre para eles mesmos debaterem os assuntos e chegarem as suas conclusões. Acredito também, que a conversa livre, segura e amiga me favoreça nesse aspecto, pois sentem-se a vontade de falar o que pensam.
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