segunda-feira, 10 de abril de 2017

                      MEIO SOCIAL

                                                 MEIO DE APRENDIZAGEM


                           Resultado de imagem para aprendizagem  entre adulto e crianças 


Temos estudado que quanto na aprendizagem de adolescentes quanto na de adultos, os mesmos não aprendem com respostas prontas, pois essas pouco estimulam o raciocínio e o interesse dos discentes. O aprendizado é mais eficaz quando é problematizado, envolvendo o meio onde se vive e se relaciona, deixando-os criar situações que possam tornar mais próximas da realidade; mantendo os laços sociais sempre abertos para novas ideias e consequentemente reflexões.  Segundo Maturana ( 2001,p. 43): “ qualquer relação social depende de assumirmos as capacidades do outro envolvido nessa relação, e, se isso não ocorrer, essa relação deixará de ser social.”


 Estamos errados quando insistimos em dar as respostas para os alunos. Ao invés disso devemos incentivá-los a procurar o que realmente desejam aprender, o que causa interesse e curiosidade. A obtenção de respostas também é facilitada quando existe a convivência com o outro e dessa parte, surge o debate e o conflito de ideias, que sempre engrandece o aprendizado; onde há desacordo, ou até mesmo erro, existe a aprendizagem e o domínio do conteúdo.   MATURANA, ( 2001,p.29 )diz: “ o processo em que a criança ou o adulto convive com o outro e  ao conviver com o outro, se transforma espontaneamente, de maneira que seu modo de viver se faz progressivamente mais congruente com o do outro.”

2 comentários:

  1. Oi Cândida! Gostei da sua escrita e concordo com as suas colocações. No entanto, considero difícil trabalhar a partir dos questionamentos dos alunos, exigindo um maior planejamento e organização das aulas. Gostaria que você comentasse se costuma trabalhar desta forma com seus alunos e como se sente em relação a esse nova perspectiva de trabalho?

    ResponderExcluir
  2. Ândria, o que sai de nós para prepararmos as aulas é prévio, por isso que quando mudamos a direção temos que nos planejarmos melhor. Não sei te dizer como costumo trabalhar" dessa forma", mas te digo que em qualquer situação que aconteça na sala de aula, referente ao meu conteúdo ou problemas que surgem, situações; sempre questiono ele, e faço pensarem em várias hipóteses que isso pode acarretar. Deixo tempo livre para eles mesmos debaterem os assuntos e chegarem as suas conclusões. Acredito também, que a conversa livre, segura e amiga me favoreça nesse aspecto, pois sentem-se a vontade de falar o que pensam.

    ResponderExcluir