domingo, 30 de abril de 2017

                      Resultado de imagem para desenvolvimento do homem na sociedade



O SER HUMANO EM DESENVOLVIMENTO

            O  ser humano é um ser social e está sempre em desenvolvimento, esse desenvolvimento  se dá individualmente ou na convivência com o grupo  que exerce pressão sobre ele.

            Este ser vai se desenvolvendo em atitudes e ideias, as quais  quando  firmadas e concretizadas,   o tornam apto para ter novos desenvolvimentos e aprendizagens. Ou seja,  somente quando aprendeu o suficiente, ele pode “ passar de fase” e aprender as novas experiências e passar adiante as aprendidas. Cada estágio passado reforça o que foi aprendido, reforça as experiências boas ou ruins.

            Nessas mudanças,  há a defensiva de estudiosos  como  Erickson que  sai da defensiva  de tudo ter explicação sexual  e passa para a esfera social, onde o ser pode mudar sua personalidade  construída na infância com a vivência com experiências que o fazem aprender e refletir sobre suas atitudes ; dizendo que o ser aprende nas experiências que vive.

            Logo somos seres em constante transformação , seja por nós mesmos, seja pelo grupo que formamos; e esta  mudança é necessária para mudar quem  nos rodeia, pois o aprendizado é o desenvolvimento da humanidade.


segunda-feira, 24 de abril de 2017

                       
                                           O MEDO DE SABER

                 
                      Resultado de imagem para sala de aula desenho
·     
                    ENSINO POR PROJETO

Esse meio de  ensino tudo parte das mãos do professor e para ele retorna para saber se o aluno aprendeu ou não, a avaliação é quantitativa, não visando o caminho realizado para obter o aprendizado, o  nem se todos os alunos  o alcançaram.

  É   um ensino hierárquico, onde o aluno  não se manifesta, todos são tratados de forma igual, entendendo que todos aprendem do mesmo modo, sem respeitar tempo  de aprendizagem e desenvolvimento de aquisição de novos conhecimentos.  A criação de novas ideias não é valorizada, e é podada  logo que surgir.

 Esse método foi muito usado  e em algumas escolas,  ainda  é praticada  essa metodologia de ensino. Professores  que mantém o domínio do  conteúdo e da turma somente com essa atitude ultrapassada, sem interação com o aluno, e exposição de materiais. Inacessível, não valoriza o compreender e sim, o ter concluído o conteúdo.



     

                         Resultado de imagem para interligação de meios sociais



VIDA ADULTA E SUAS TRANSFORMAÇÕES



            Segundo Maturana e Varela  construímos o mundo ao longo  de nossa interação com ele mesmo,  pois aprendemos dele e construímos com ele e, com o passar do tempo. O conhecimento  é construído num momento de integração no mundo.
            Percebe-se a importância  do ser humano com seu meio social , suas raízes biológicas que o destinam ao seu aprendizado   e que os torna  autossuficiente   capazes   de interagir um com o outro  conectando os meios por onde circula; tecendo e levando aprendizados de um meio para os outros. Ou seja,  conhecendo o meio e observando-o temos estímulos para muda-lo, para abrangência de todos nesse ciclo de aprendizado e conhecimentos, e não somente  alguns seletos; convivendo-se sempre no mesmo meio  e tendo sempre o mesmo estímulo, não aprendemos nada de novo, de diferente ou que nos traga curiosidade de explorar mais determinado assunto. Ficamos estagnados num mundo que não para de  se interligar e formar novas teias de conhecimentos .

 Do mundo, sempre se aprende, mas cada um tem o seu mundo e a sua forma de aprender, deve existir a  interligação entre estes mundos, para que nossa diferença seja apenas  biológica. 

quinta-feira, 13 de abril de 2017

                                            
                               REFLEXÃO                                              
          

Resultado de imagem para escola na favela  Resultado de imagem para escola particular




   A não reflexão da educação induz cada vez mais  ao enquadramento disciplinar, dificultando a aprendizagem dos conteúdos, deixando estáveis e descontextualizados seus objetivos.
            Quando o professor e alunos virem que suas práticas são pouco utilizáveis, percebe-se a necessidade da utilização de novas propostas na organização do quadro curricular. Alternativas  ajudam a reorganizar a compreensão por parte dos docentes e dos alunos vem trazendo para a escola assuntos de interesse dos discentes, com novas experiências, expectativas e práticas. Abre-se espaço para  a reflexão, damos a oportunidade de reorganizar o pensamento, o planejamento e a prática.
             A visão individual do aluno  posta em seu meio social e condições culturais é fundamental para entendermos, e aproximarmos  dele, e entender  como ocorre o seu processo de aprendizagem e os caminhos que ele percorre para  a aprendizagem. Com  um olhar diferenciado sobre o aluno,  obtemos também a dimensão  do “ tempo” de seu aprendizado.
O meio social onde criança e escola estão situados muito nos ensina e determina a forma de como iniciar um trabalho.




                                                Vida Adulta


                    Resultado de imagem para vida adulta


            Adulto é aquele que atingiu 18 anos , mas cabe a pergunta se o fato de  chegar na vida adulta ele está completamente apto e ciente de seus atos, deveres e responsabilidades. O adulto e a sua chegada na fase adulta é generalizado, mas cada um amadurece ao seu tempo, e esse amadurecimento é contemplado também pelo meio onde  vive.  Devido a esse fato,  um adulto é diferente do outro, pois uns amadurecem  rapidamente e outros mais lentamente ,  devido a sua aprendizagem e desenvolvimento intelectual; tornando completamente individual.  Confirmando isso, Becker  diz que o estágio em que o indivíduo se encontra  “ é radicalmente” individual, não pode pois, ser confundido com o de nenhum outro indivíduo. ,( Becker, 2001, p. 187)
            Piaget ( 1983, p.236) diz que o desenvolvimento das capacidades do ser, ocorre de forma necessariamente integrada  nos períodos posteriores.  Assim, devemos respeitar o ponto de aprendizagem que cada um chega,  e quando está é completada, para dai sim,  construir um novo conhecimento.

segunda-feira, 10 de abril de 2017

                      MEIO SOCIAL

                                                 MEIO DE APRENDIZAGEM


                           Resultado de imagem para aprendizagem  entre adulto e crianças 


Temos estudado que quanto na aprendizagem de adolescentes quanto na de adultos, os mesmos não aprendem com respostas prontas, pois essas pouco estimulam o raciocínio e o interesse dos discentes. O aprendizado é mais eficaz quando é problematizado, envolvendo o meio onde se vive e se relaciona, deixando-os criar situações que possam tornar mais próximas da realidade; mantendo os laços sociais sempre abertos para novas ideias e consequentemente reflexões.  Segundo Maturana ( 2001,p. 43): “ qualquer relação social depende de assumirmos as capacidades do outro envolvido nessa relação, e, se isso não ocorrer, essa relação deixará de ser social.”


 Estamos errados quando insistimos em dar as respostas para os alunos. Ao invés disso devemos incentivá-los a procurar o que realmente desejam aprender, o que causa interesse e curiosidade. A obtenção de respostas também é facilitada quando existe a convivência com o outro e dessa parte, surge o debate e o conflito de ideias, que sempre engrandece o aprendizado; onde há desacordo, ou até mesmo erro, existe a aprendizagem e o domínio do conteúdo.   MATURANA, ( 2001,p.29 )diz: “ o processo em que a criança ou o adulto convive com o outro e  ao conviver com o outro, se transforma espontaneamente, de maneira que seu modo de viver se faz progressivamente mais congruente com o do outro.”
                               

                             
                              Resultado de imagem para PPA



O PPA vem sendo discutido em várias instituições de ensino mas pouco são colocados em ação  na prática docente; e para haver um  PPA primeiramente devemos ter uma problemática, que parta dos alunos para que se possa investigar e ter dúvidas, onde o professor atua como  facilitador, investigador  e estimulador.
Como se baseia  Fernando Hernandez sobre PPA  é que ,aquilo que se aprende deva ter relação com a vida dos alunos e dos professores, ou seja, deva ser interessante para eles. Com o PPA, contamos com a vantagem da interdisciplinaridade, onde o contato com as áreas é instrumento facilitador e construtor de conhecimento. Assim, havendo um contato entre mais que uma área há dinamismo e equilíbrio entre os alunos, professores e o meio em que está sendo abordado.