" APRENDENDO E ENSINANDO SOBRE O PASSADO"
Ao ler o texto, confesso que me remeti às interdisciplinas do semestre passado, onde tudo se interligava com contos e poesias, jogos e brincadeiras, conteúdo e ludicidade. Em mais um momento aparece outra interdisciplina contemplando a ludicidade, a forma de introduzir e participar da aula,e o momento de criar situações para as crianças refletirem, criarem, pensarem e, com isso, reproduzirem o conhecimento de variadas formas.
Novamente abre-se espaço à bagagem cultural que a criança carrega consigo e às evoluções que vão se criando com as novas descobertas, aprimorando as também, novas aprendizagens.
Refletindo sobre como o passado é trazido para a sala de aula, um método eficaz e que nos remete às nossas vivências e memórias é a utilização de fotos, primeiramente dos alunos , e depois as mais diversas para eles sequenciarem e ordenarem, fazendo os alunos situarem- se no tempo e espaço vivido por eles; mas agora recriado e pensado pelos mesmos. Esse método de trabalho também é acolhido na interdisciplina de matemática , onde vimos os critérios utilizados pelas crianças para ordenarem e selecionarem semelhanças e diferenças entre momentos, objetos e situações, onde são contemplados diariamente.
Situar os alunos no passado com a utilização de fatos próprios facilita a interação e a associação com o meio em que ele conhece e com o que ele desconhece, comando com o que ele pode descobrir e associar, trabalhando as semelhanças e diferenças contidas nos dois meios.