segunda-feira, 16 de abril de 2018



                                     REALIDADE SOCIAL + ESCOLA =APRENDIZAGEM
                                                                 
                                                                   
                                       Resultado de imagem para avaliação



          O ato de ensinar é muito mais complexo  quando tratamos de aprendizagem eficiente. Antes mesmo de planejar, temos que estudar a clientela  composta por nossos alunos   e suas diferenças.
          O aluno é único,  convive em sociedades diferentes,  tem emoções diferenciadas e condições econômicas e culturais desproporcionais; logo, cada um tem um método de  devolver e demostrar seu aprendizado, e expor suas ideias. Para que esse aprendizado não seja em vão, o professor deve  fazer um retrato do aluno contemplando  a sua realidade social e cultural. Esse mapeamento  dá suporte para o planejamento do professor de acordo  com a realidade de cada aluno, e nesse contexto integra os conteúdos necessários para aprender, partindo sempre das necessidades do aluno.
          O planejamento  deve visar o aluno e suas carências,  e este deve conter os objetivos que queremos atingir, como o desejamos  atingi-los e utilizando-se de qual metodologia.  Para  verificar se todo esse processo foi eficaz, a avaliação, como norteadora do trabalho docente, indicando a necessidade de aprimoramento ou não da didática aplicada pelo professor. A avaliação não deve servir como medidora de conhecimentos, como classificatória  e sim   deve nos auxiliar na retomada de certas metodologias.


terça-feira, 10 de abril de 2018


Resultado de imagem para dicionario                       
                           LINGUAGEM


1.    ling qualquer meio sistemático de comunicar ideias ou sentimentos através de signos convencionais, sonoros, gráficos, gestuais etc.
          "l. humana"
2.    p.ext. qualquer sistema de símbolos ou sinais ou objetos instituídos como signos; código.
          "l. da dança"

              A linguagem é um meio formal de transmissão de pensamento e ideias; possibilitando a comunicação entre os seres humanos. Mas muito antes de conseguirmos dominar a linguagem nos comunicamos por meios de gestos, choros, olhares, sons que ainda não dizem muita coisa; mas conseguimos nos fazer entender.
             Com a convivência com outras pessoas e com  o meio, vamos interagindo e gradativamente aprimorando nossa comunicação,  encaminhando- se   para a linguagem propriamente dita; a qual nunca para de melhorar dependendo dos estímulos que a incentivam e complementam.

Referência:

https://www.google.com.br/search?q=linguagem&source=lnms&sa=X&ved=0ahUKEwjx8aG-vbDaAhWFS5AKHc_PCqAQ_AUICSgA&biw=1280&bih=669&dpr=1



                          Linguagem  

                 Resultado de imagem para linguagem


           Um tema complexo para muitos o que fez que vários  autores estudassem sobre o assunto de como se manifesta a linguagem e o pensamento nos seres humanos. E é claro, algumas ideias divergem muito e outras se complementam em algum ponto, em algum aspecto.
          Chomsky levanta a hipótese de que a linguagem é inata no ser humano, que ele contém todos os “objetos” para que a fala ocorro, logo, uma hora ela acontecerá; é genética, e acredita  que está predisposta a acontecer.
         Contrapondo a ideia de Chonsky, Piaget  diz que a linguagem se  manifesta por intermédio também do meio social e cultural que a pessoa convive, e que quanto mais  incentivada, mais recursos obterá.
        Skinner acredita que o ser humano aprende através de estímulo- resposta- reforço; através da imitação  do mundo que cerca a pessoa. Percebo que aqui   as ideias de Piaget e Skinner se juntam, onde ambos acreditam que o meio social e cultural com o mundo que cerca o ser contribuem para o desenvolvimento da linguagem. Vygotsky também articula seu pensamento sobre linguagem  com  a interação com o meio .
         Logo dos autores citados  somente Chomsky acredita que o meio não contribua para o avanço da linguagem; os outros autores acreditam que a interação com o meio e com os outros  é fator contribuinte  para o desenvolvimento da linguagem.

quarta-feira, 4 de abril de 2018


PAI DA DIDTÁTICA: 
                                          COMÊNIO

                                  Resultado de imagem para comenio



           Desde 1657 João Amos Komensky, mais conhecido como Comênio vem falando de uma nova forma de ensinar.  Essa nova forma de ensinar  está baseada na imitação da natureza, a observação e experimentação , valorização dos sentidos e   das individualidades.  Uma tentativa de o professor explicar menos e aprender conjuntamente com o aluno,  levando igualdade de ensinamentos e condições de vida para todos que fazem parte da escola.   
          Comênio tinha um método de querer ensinar tudo  a todos, de forma certa, rápida e que obtivesse bons resultados.  Queria que os alunos tivessem prazer para aprender e ajudar uns  aos outros, levantando aqui o lado humano, nunca esquecido  por ele; a valorização da conduta moral do homem.
        O que muda do tempo  de Comênio e ao nosso?  
        O tempo que passou!
      Ainda temos Comênios tentando fazer uma nova educação  e temos   uma maioria discordando  de tudo o que é novo e didático


terça-feira, 3 de abril de 2018

                                             
                                                             E J A

                              Resultado de imagem para eja




            “ A mudança de ensino supletivo para educação de jovens e adultos não é uma mera  atualização vocabular. Houve um alargamento no conceito  ao mudar a expressão de ensino para a educação.  Enquanto o termo “ensino”  se restringe à mera instrução, o termo  “educação “ é muito mais amplo compreendendo os diversos processos de formação.” ( SOARES, 2002, p. 12).
            A educação de jovens e adultos é mais ampla do que pensamos, pois ela relaciona o conteúdo  pedagógico com a prática, tornando mais acessível para o educando a compreensão do formal.  Falamos aqui da EJA, mas essa metodologia acessível   e comparativa entre conteúdo e realidade deveria estar presente em todas as salas de aula, não somente para o  público da EJA.
            A EJA visa também o exercício da cidadania com participação na sociedade;  foi  por isso que foi criado, para colocar o homem discriminado  para atuar na sociedade que estava em mudanças, utilizando – o  como mão de obra qualificada e voto em potencial; pois como adulto já tem seus conhecimentos  acumulados no decorrer de sua vida é  capaz de refletir sobre  os acontecimentos do mundo ao seu redor.