domingo, 18 de novembro de 2018



                                 Indução ao pensar correto



           Piaget  estuda a elaboração e sequência do raciocínio da criança para chegar a um determinado resultado; não tendo como objetivo a resposta em si, mas como  a criança chega nela.  Parte da observação sem indução á respostas pré determinadas, como  costumeiramente fazemos em sala de aula.
           Ás vezes professores se escondem atrás dessas respostas  prontas e acreditam que a construção do pensamento aconteceu, mas foi apenas uma repetição e pré sugestão das respostas.
       O raciocínio quando está sendo construído pode não ser exato, surgindo o  erro  o qual também  compõe o  aprendizado,  e a partir de erros e acertos, vamos aperfeiçoando o pensamento  e melhorando a capacidade de raciocinar .




                                    EDUCAÇÃO TRADICIONAL

A  educação tradicional é baseada na compartimentalização dos conteúdos,  na disciplina rígida dos alunos e no seguimento das normas e regras.  O professor é o centralizador dos conteúdos  e somente dele parte  o conhecimento, o aluno é um receptor de informações  e reprodutor das mesmas, quando solicitado. 
Muitos estudos  contrariam essa  forma de ensino,  dizendo –a como ineficaz, manipuladora e que não valoriza a bagagem que o aluno traz consigo de suas vivências e do meio que vive.



                                                      ESCOLA NOVA



A Escola Nova idealiza uma escola  onde a atividade prática e o exercício da  democracia são os pilares para a transformação da educação. Ambos  auxiliam no desenvolvimento da criança para a tomada de decisão e crescimento individual, respeitando  a troca de ideias  entre sociedades diferentes e a valorização do conhecimento individual; reformulando novos valores quando necessário.
 


sábado, 17 de novembro de 2018

                                         EJA e sua clientela
                                           
                                                Resultado de imagem para eja


Essa postagem foi a que me causou mais impacto e ainda lembro quando li o texto da interdisciplinar, voltei na passagem, para ver se o que tinha mesmo lido era verdade.
Os adultos na fase de alfabetização passam pelos mesmos estágios de uma criança, defendidos por Emília Ferreiro.
Eu acreditava que por serem adultos, e terem um desenvolvimento maior de seus conhecimentos, estes pulavam estágios, ou já os tinham  concretizados

                                         2018


                                        Resultado de imagem para carinha de felicidade

Postagens mais elaboradas e maiores, não que quantidade seja qualidade, mas me arrisco mais em escrever. Melhorando a cada semestre.
Muito aprendi sobre didática, práticas diferentes em sala de aula e valorização do conhecimento das crianças, alfabetização.
Escola tradicional, nova e libertadora em pauta; muitas atitudes na sala de aula totalmente tradicional, indo contra aos estudos de prática, dinâmicas e valorização do meio e do conhecer da criança.
Professores pesquisadores e reflexivos tornam seus alunos curiosos e críticos de suas atitudes.
O aluno busca valorização, conscientização e aprendizado de conteúdos e de vida, para sobreviver numa sociedade injusta e pre -conceituosa.


                         2017

             Imagem relacionada

Realizo citações completas com páginas, autores e anos;  e comento.
Muitas postagens sobre EJA e como trabalhei com essa modalidade, algumas dúvidas e acertos no trabalho, formas de entender e assimilar melhor o conteúdo.
As formas de como o meio influi no aprendizado da criança.
Muitas novidades  sobre projetos, conselho escolar, avaliação e planejamento de como devem ser realizados; inconformidade com a minha realidade.
 Etnia bastante evidente nas postagens bem como método Piagetiano  e crianças com alguma especificidade, como inseri-los na sala de aula, tratamento e seus direitos.
É visto a melhora na qualidade das postagens  do início do curso  até então.

quinta-feira, 15 de novembro de 2018


                                           2016 

         Tenho postagens com  comentários e um ponto de vista mais crítico sobre os assuntos e mais relacionados aos conteúdos estudados. Relato fatos de minha infância, na sala de aula e na escola em si.
         Outras postagens são sobre a interdisciplina de Libras e sobre planejamento, mantendo o mesmo viés de antes, conteúdos, conhecimento, resumindo textos e comentários.


domingo, 11 de novembro de 2018

 LEITURA É FUNDAMENTAL
                                                  MÍDIA X ESCOLA
                                                                                    E CASTIGOS

Análise de situações de minha infância,  relatos  de pessoas mais velhas e textos lidos. Não muito fundamentadas, parto de citações, mas não me detenho á elas.

   Após  em outra postagem cito somente conteúdos em outras postagens e não comento.  E quando me arrisquei comentar fui infeliz, pois apenas coloquei minha opinião, mas não aprofundei com o contexto e autor.

Acho que melhoramos quando iniciam os comentários..... até então, nada a não ser o meu pensamento .

 
 

Minhas postagens de 2015.


 Percebo que estava muito confuso com o que escrever, como escrever, para que escrever, muitas dúvidas, e muitas coisas  que poderiam ser excluídas. O diferente causando seu temor e assustando uma iniciante nessa área.
Depois de alguns meses se fez a noção da construção do conhecimento e sintetização no blogger.  Iniciei a comentar e postar assuntos das aulas e dos textos lidos; também fazia comparações com a minha infância